Música

Espaço Cultural do Choro recebe Xangai neste fim de semana

Xangai traz canções autorais e de compositores nordestinos a show no Espaço Cultural do Choro neste fim de semana

O Espaço Cultural do Choro recebe neste fim de semana um artista múltiplo. Nesta sexta-feira (16/12) e no sábado (17/12), às 20h30, o público poderá apreciar o show do cantor, compositor, poeta e ator Eugênio Avelino, conhecido artisticamente por Xangai. No recital de voz e violão, esse artista natural do Vale do Jequitinhonha (MG), radicado desde a juventude em Vitória da Conquista (BA),  vai mostrar canções autorais e de outros compositores nordestinos.

Xangai chamou a atenção do público e da crítica, inicialmente, quando, em 1984, se juntou a Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias no projeto Cantoria, que resultou num cultuado álbum e no show, que fez turnê pelo país, com passagem por Brasília. Com 20 discos lançados, vários troféus, entre os quais o de melhor cantor regional, no Prêmio da Música Brasileira, em 2016. No mesmo ano, deu vida a um repentista na novela Velho Chico, a convite do diretor Luiz Fernando Carvalho.

"Me dá muita satisfação fazer show em Brasília, uma das primeiras cidades brasileiras onde o meu trabalho obteve reconhecimento. O público da capital sempre me acolheu com carinho. Por essas e outras, voltar a me apresentar aí me dá muita alegria", diz Xangai ao Correio. "Como o show vai ser no Clube do Choro, o prazer é ainda maior", acrescenta". Canções como Ana Raio, Cantiga de cego, Estampas Eucalol, Matança, Nós é jeca mas é jóia e Qué qui tu tem canário fazem parte do repertório.

Segundo o cantor, o show vai lhe permitir, também, celebrar a chegada de um novo tempo, após a eleição presidencial. "Nós, os artistas, vivemos momentos difíceis, determinado pela pandemia covid-19 e pelo descaso com que a cultura vinha sendo tratada. Vejo com muita esperança a retomada das atividades artísticas, tão importantes para para nós e para o público."

 

Saiba Mais