Responsabilidade social, meio ambiente e cultura local sob o olhar dos estudantes. Esse é o tema de Nas trilhas da cidadania, exposição fotográfica de iniciativa da ONG Parceiros Voluntários, que segue em cartaz nas paredes da Estação Galeria do Metrô — Setor Comercial Sul Q. 1 1 Asa Sul.
A exposição faz parte do projeto Tribos nas Trilhas da Periferia, que, há mais de 18 anos, oferece uma experiência de ação social desenvolvida para estimular estudantes a serem lideranças empreendedoras em suas comunidades sob os caminhos de educação para a paz, meio ambiente e cultura.
José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, explica que a ideia do projeto é apresentar à sociedade o protagonismo dos estudantes por meio da representação pelas artes visuais.
"Os estudantes fotografam a realidade social deles, de onde moram, e a exposição mostra isso, esse processo de descoberta, de reconhecimento e de proposição de como tornar o mundo um lugar melhor ", explica.
Daniel Santoro, presidente do conselho de administração da Parceiros Voluntários, comenta: "os estudantes são instigados a refletir acerca dos problemas existentes em suas comunidades. Após identificar essas questões, eles realizaram ações voluntárias, fotografaram e documentam as ações".
Segundo Santoro, a ação faz com que os alunos se tornem protagonistas da sua história e sejam mais conscientes dos problemas das comunidades em que vivem.
Participaram do projeto mais de 150 educadores e alunos de cinco das escolas: Centro de Ensino Médio Paulo Freire — Asa Norte; Centro Educacional 03 (CED 03) de Planaltina; Centro de Ensino Fundamental (CEF) Buriti Vermelho — Paranoá; Coletivo Cultural e Social Sol Nascente; Coletivo da Cidade — Estrutural. A exposição Nas Trilhas da Cidadania espalhada pelas paredes da Estação Galeria e ficará em cartaz até a próxima quinta-feira.
Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco*
Saiba Mais