Neste fim de semana, a décima edição do Festival Curta Brasília traz mostra de realidade virtual em formato presencial pela primeira vez depois da pandemia. O festival começou, ontem, e tem exibições interativas e em 360º de curta-metragens nacionais e internacionais, até domingo. A programação é gratuita e ocorre na comunidade criativa Infinu, na 506 sul.
Os temas dos filmes giram em torno de assuntos urgentes, como questões climáticas, ancestralidade e futurismo. Entre os curtas exibidos, estão presentes o holandês Clouded, uma viagem virtual a um hotel localizado em uma nuvem; o espanhol Memoria: stories of la garma, que convida o espectador à exploração de uma caverna; e o francês Battlescar, que acompanha a ocupação de espaços por uma banda punk em Nova York.
Saiba Mais
Além dessas, serão exibidas cinco produções nacionais, inclusive From the main square — dirigida pelo brasileiro Pedro Harres na Alemanha e premiada no Festival de Veneza — e Amazônia viva — experiência imersiva com imagens em 360º da região do Tapajós, que foi transmitida durante a COP-27, no Egito. Para as crianças, a animação Mytikah apresenta a Semana de Arte Moderna de 1922.
O Curta Brasília é o primeiro festival de cinema da América Latina a contar com programação 360º, além de possuir área exclusiva de cinema de realidade virtual desde 2016.