Kids

Espetáculo premiado 'Iara: o encanto das águas' é atração para as crianças

A peça foi apresentada pela primeira vez em 2014, em Brasília, e, desde então, tem viajado por festivais em todo o país e na América Latina, acumulando diversos prêmios

Iara: o encanto das águas é espetáculo infanto-juvenil de teatro de sombras contemporâneo, que ocorre domingo, das 16h às 17h, no Espaço Casa do Casapark. Produzido e realizado pela Cia. Lumiato, o espetáculo é inspirado pela lenda e pelo mito de Iara, a sereia mais famosa do folclore brasileiro, e por tradições orais indígenas que passam de geração em geração.

Ele começa com um sonho de um índio sobre uma mulher sobrenatural; ao procurar o Pajé da aldeia para saber mais, o rapaz descobre a história de Iara e se encanta por ela, mergulhando "nas profundezas do seu próprio destino".

Thiago Bresani, um dos responsáveis pelo espetáculo, conta que, durante o processo de construção de Iara, ele e os companheiros da Cia. Lumiato, Soledad Garcia e Alessandro Fávero, mergulharam em várias versões da lenda e do mito do monstro marítimo, que virou sereia com a chegada dos portugueses. "Logo depois que a gente conseguiu ampliar essa pesquisa e ter um repertório de várias versões, a gente fez a nossa, adaptando ao teatro de sombras contemporâneo."

Saiba Mais

Com roteiro original, o espetáculo usa poucas palavras e muitas imagens: "Acho que o diferencial dele é justamente esse, de trabalhar com a sombra, com a silhueta, com a música, com a imagem", afirma Bresani. Segundo ele, o teatro de sombras contemporâneo, linguagem ainda pouco desenvolvida no Brasil, carrega muitas influências do cinema, principalmente no que diz respeito a criação de cenas, manipulação de luz e sombra e transições: "A gente tem um retorno, por exemplo, de muitas crianças que assistem ao espetáculo e falam 'nossa, eu gostei muito do filme', porque a dinâmica do espetáculo Iara é uma dinâmica audiovisual".

Devido a essa dinamicidade, é programa ideal para o público infantojuvenil: "Se aproxima dessa linguagem mais atual, mais moderna, mais contemporânea, dos filmes, dos celulares, dos videogames, mas de uma maneira super artesanal". Depois da apresentação, o público pode ver de perto instrumentos e materiais cênicos utilizados, todos artesanais, além de conversar com os artistas.

Iara: o encanto das águas foi apresentado pela primeira vez em 2014, aqui em Brasília, e tem viajado por festivais em todo o país e na América Latina desde então, acumulando diversos prêmios. Voltar para casa, porém, sempre tem um gosto especial: "É uma alegria muito grande sempre apresentar aqui, então a gente apresenta para pessoas que já assistiram há seis anos atrás e assistem de novo. Tem público novo, pessoas novas querendo assistir", finaliza Thiago.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Diego Bresani - Iara: o encanto das águas: luz e sombra para narrar um mito
Diego Bresani - Cena do espetáculo: linguagem moderna com recursos artesanais