Música

Teresa Cristina é a convidada do projeto Quintal do Samba

Teresa Cristina é a atração do projeto Quintal do Samba, hoje, na sede da Acadêmicos da Asa Norte

Irlam Rocha Lima
postado em 09/12/2022 06:00
 (crédito: MarcosHermes/Divulgacao)
(crédito: MarcosHermes/Divulgacao)

Teresa Cristina será a convidada especial da nova edição do projeto Quintal do Samba, que ocorrerá nesta sexta-feira (9/12), a partir das 11h, na Acadêmicos da Asa Norte. A cantora e compositora carioca será acompanhada pelo grupo brasiliense 7naRoda. Haverá a participação da cantora Teresa Lopes — nome de destaque do samba da cidade.

Com trajetória iniciada — oficialmente — na década de 1990, se apresentando no Bar Semente, na Lapa, a sambista e mais grupos como Casuarina e Sururu na Roda foram responsáveis pela revitalização do bairro boêmio, no centro do Rio de Janeiro. Ao longo da carreira lançou 12 discos e, em dois deles, interpretou composições de Paulinho da Viola e Noel Rosa, respectivamente.

A Brasília, Teresa tem vindo desde antes da fama. O primeiro show foi no extinto Feitiço Mineiro, na 306 Norte. Esteve aqui por último com um tributo a Cartola, no Terraço Shopping. Agora, em seu retorno à capital, vem na condição de um doas maiores nomes do samba, com trabalho reconhecido pelo público e pela crítica. No período da pandemia da covid-19, levou alento às pessoas com as lives que apresentou, assistidas por um número incontável de espectadores,  sendo merecedora dos efusivos elogios.

Recentemente, Teresa Cristina foi condecorada, pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a comenda da Ordem de Mérito Cultural Carioca, por sua contribuição à cultura daquele estado. No show do Quintal do Samba, acompanhada pelo 7 na Roda, revisita sucessos que lançou, como intérprete e compositora, além de clássicos do legado de mestres do samba, como Noel Rosa, Cartola e de compositores da Portela — especialmente de Candeia, de que sempre se declarou admiradora.

Bruno Alves, vocalista e pandeirista do 7 na Roda, diz que vai ser uma honra estar ao lado da cantora no palco da Acadêmicos da Asa Norte. "Vai ser a primeira vez que iremos acompanhá-la e isso é de muita importância para nosso grupo."Teresa, além de grande cantora e compositora se posiciona entre os artistas que inscreveram seu nome na história de resistência cultural brasileira, principalmente nos últimos tempos. Temos por ela grande admiração".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação