Ana Carolina desembarca em Brasília, amanhã, com a turnê Ana Canta Cássia: Estranho seria se eu não me apaixonasse por você. Mais do que celebrar as canções de Cássia Eller a cantora mineira homenageia a vida e a representatividade de Cássia para ela e para toda uma geração. Um ícone do rock nos anos 1990 e um símbolo LGBT, Ana Carolina relembra a importância e a potência da cantora em palco e em vida.
Além de comemorar a vida e as músicas da cantora, o espetáculo também homenageia a coragem de Cássia Eller. Pois, mesmo em uma década em que a pauta sobre a representatividade e a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na mídia era mínima. Cássia Eller com muita bravura foi uma das poucas figuras públicas dos anos 1990 a ser abertamente bissexual. Além de uma inspiração artística, ela foi uma inspiração de vida para muitos jovens LGBTQIA+, inclusive para Ana Carolina.
"A Cássia me inspirou pessoalmente também. A presença, a personalidade, a postura em relação à vida e à sexualidade. Eu me lembro de ouvir aquela mulher tão forte pela primeira vez e me sentir completamente representada", relembra Ana Carolina. Assim como Cássia foi um ícone LGBT para Ana na adolescência, hoje em dia ela esbanja representatividades para outros jovens.
A apresentação, dirigida por Jorge Farjalla, traz a discografia marcante de Cássia Eller e é estruturada em forma teatral e é dividida em cinco atos. Cada um dos atos apresenta uma versão de Cássia ao público e além de trazer algumas músicas autorais de Ana Carolina em meio à homenagem.
Primeiro contato
Cássia conheceu os trabalhos de Ana por meio de uma amiga em 1997. A cantora mineira viajou ao Rio de Janeiro para realizar o primeiro show da carreira e Cássia a hospedou na casa onde morava. Além disso, acompanhou presencialmente o show de estreia de Ana Carolina. "Foi um choque. Imagina estar na casa de uma pessoa que era fã!", relembra a cantora.
Memória
Cássia Eller foi uma das potências do rock nacional durante os anos 1990 e marcou a música popular brasileira. Ela lançou o primeiro disco em 1990, mas a carreira decolou, a partir em 1994, com o terceiro disco da carreira, o hit Malandragem. Em 1999, o disco Com você…meu mundo ficaria completo, produzido por Nando Reis e conta com dois dos maiores hits da cantora, O segundo sol e Palavras ao vento.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco*
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.