O amor e suas manifestações mais variadas são o tema do espetáculo Noite de gala: E lucevan le stelle, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) nesta sexta-feira (28/10) e no sábado (29/10). Com um repertório pensado para celebrar a ópera, o espetáculo reúne os maiores hits da história da ópera selecionados pela soprano Ariadna Moreira. As peças serão cantadas por tenores e sopranos da cidade acompanhados pela pianista Ligia Moreno.
Para agregar nomes importantes do canto lírico local, Ariadna convidou Danielle Dumont, Livia Bergo e Roger Vieira para subirem ao palco. "Minha intenção é criar mais espaço para mais cantores líricos, porque são sempre os mesmos que se apresentam", explica Ariadna. "A ideia é ter um espaço de divulgação, com maior variedade e oportunidade para outros cantores líricos que têm muito para oferecer."
Amor paterno
No repertório entraram algumas das árias mais conhecidas da produção operística mundial, como E lucevan le stelle e Vissi d'arte, de Tosca, Habanera, de Carmen, e Die holle rache, de Rainha da noite. O amor é tema que une todas as peças. "Elas falam de amor, do apaixonar-se, do amor paterno, da sedução, da traição, da vingança, da maternidade, de todos os tipos de manifestações às quais o amor pode levar", explica a soprano.
Na abertura, a pianista Ligia Moreno faz uma introdução com Moonlight Sonata, de Ludwig van Beethoven, e Ballade op.23 no.1, de Frédéric Chopin. Será, segundo Ariadna, um momento de celebração e deleite para a plateia. "A gente não tem intuito de dar aula ou formar uma plateia, queremos celebrar a plateia. É cada vez mais comprovado o poder da vibração sonora da voz nas pessoas e, como a ópera propicia isso, a gente quer estimular as pessoas a apreciarem mais e aprenderem a gostar de ópera", garante.
Saiba Mais