Logo Correio Braziliense
Artes visuais

Quanto café recebe exposição 'Cuba Com Fé', sobre sincretismo religioso

Exposição reúne fotografias da cubana Gabriela Sánches, que registrou as práticas religiosas em uma cidade próxima a Havana

A partir de sábado (26/4), a exposição Cuba com fé vai ocupar a galeria do Quanto Café com imagens realizadas por Gabriela Sánches que exploram o sincretismo religioso da ilha. A santeria, resultado da fusão das práticas da religião cristã com o iorubá, religião de matriz nigeriana e beninês, é o tema das fotografias. A cubana tirou as fotos em El Rincón, aldeia próxima a Havana, capital de Cuba, 

Leia também: Porão do Rock abre inscrições para 4 capitais disputarem vaga no festival

As famílias de origem africana, quando escravizadas, eram separadas ao meio: uma parte ficava no Brasil e a outra ia para Cuba. A prática aproximou as culturas dos dois países, cujas raízes estão tanto nos tambores festivos do samba quanto na salsa. Essa aproximação também está presente na fé religiosa que mescla com a devoção ao santos cristãos e aos orixás.

Leia também: Por que Billie Eilish não gostava do próprio nome? Descubra

Gabriela Sánchez descobriu o sincretismo religioso ainda criança. “Na casa da minha avó, um pequeno altar reunia fragmentos de várias crenças e devoções, a figura de um índio, uma cigana, Oxum, Iemanjá e também uma pequena imagem de São Lázaro com seu cachorro”, relembra Gabriela.

Leia também: Exposição celebra artista de Bezerros que levou o sertão ao Brasil inteiro

Serviço

Cuba com Fé

De Gabriela Sánches. Abertura sábado (26/4), no Quanto Café (CLN 103, bloco A, Térreo, Asa Norte). Visitação até 31 de maio, das 8h às 20h, sábados e feriados, das 9h às 19h. Classificação indicativa livre.

 

Mais Lidas