A terceira edição do Festival Internacional de Choro de Niterói promete transformar a cidade em um polo vibrante da música instrumental brasileira. Realizado pela Prefeitura de Niterói e pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), o festival acontece em 26 e 27 de abril, com uma pré-estreia especial em 23 de abril, em homenagem ao Dia Nacional do Choro. Toda a programação é gratuita.
- Clube do Choro celebra o novo Patrimônio Cultural do Brasil
- Saudando o choro: roda musical itinerante viaja pelas feirinhas do DF
Este ano, o festival amplia fronteiras e promove o encontro entre culturas musicais ao receber, pela primeira vez, atrações internacionais como a cantora francesa Camille Bertault e a flautista japonesa Naomi Kumamoto, além de consagrados artistas brasileiros como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes que convida Leila Pinheiro, entre outros.

O festival oferece, de 22 a 25 de abril, 13 oficinas de instrumentos gratuitas, ministradas por músicos de renome nacional e internacional, que vão acontecer em diversos locais da cidade: Alessandro Penezzi (violão 7 cordas), Toninho Ferragutti (acordeom), Márcio Marinho (cavaquinho) e Dirceu Leite (flauta), as aulas acontecem em diferentes horários ao longo do dia no Museu Janete Costa de Arte Popular, Solar do Jambeiro, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e Sala Carlos Couto (Theatro Municipal de Niterói), e fortalecem o compromisso do evento com a formação e atualização de instrumentistas.
O público poderá também visitar, nos dias 26 e 27, uma exposição sobre os ícones do choro nacional com caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira, no espaço Reserva Cultural, que também contará com área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais produzidas na cidade.
Festival em expansão
O Festival de Choro de Niterói, que nasceu inspirado no Dia Nacional do Choro, consolida-se como uma das maiores celebrações do gênero no país. A edição de 2025 marca uma nova fase de internacionalização e intercâmbio artístico, mantendo a essência da tradição brasileira e ampliando seu alcance a novos públicos.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Jornalista da Globo detona 'Vale Tudo': "Faltou essa parte"
-
Diversão e Arte Juliana Paes é cotada para integrar elenco da nova novela de Aguinaldo Silva
-
Diversão e Arte Camila Pitanga mira vilã icônica em possível remake de 'Tieta'
-
Diversão e Arte 'Não quero questionar o elenco', diz filho de John Lennon sobre filmes dos Beatles