GAGACABANA

Ela não vem mais? Por que anúncio de show de Lady Gaga foi substituído

Painel instalado no Rio de Janeiro tirou referência à cantora, o que causou preocupação nos fãs, que reviveram memes do cancelamento da apresentação no Rock in Rio em 2017

Novo painel de divulgação do show da Lady Gaga não tem nenhuma referência à cantora -  (crédito: Reprodução/X)
x
Novo painel de divulgação do show da Lady Gaga não tem nenhuma referência à cantora - (crédito: Reprodução/X)

A retirada de um anúncio relativo ao show de Lady Gaga em Copacabana, marcado para o próximo sábado (3/5), assustou os moradores do Rio de Janeiro e os fãs da artista — que já cancelou uma apresentação no Brasil. O painel, que havia sido instalado na última sexta-feira (18/4), foi substituído nesta quarta (23/4) por um que não faz referência à cantora. 

Preocupados, entusiastas utilizaram as redes sociais para entender se Gaga não viria mais e compartilhar memes sobre a situação.  

O próprio prefeito da cidade, Eduardo Paes, reviveu, junto a internautas, frases que retratam cancelamento do show de Gaga no Rock in Rio, há oito anos. No X (antigo Twitter), ele publicou, na última quarta-feira (23/4), um vídeo que mostra a entrada do túnel Engenheiro Coelho Cintra, que antes estampava anúncio para a apresentação, sem o painel de divulgação. 

“Devastado”, escreveu ele, em referência a uma publicação que Gaga fez em 2017 informando, de última hora, que não iria se apresentar no festival brasileiro devido a questões de saúde. “Será que ela não vem? Meu Deus!” 

O segundo meme vem de um vídeo que viralizou à época do cancelamento, em que uma pessoa, logo após o anúncio da cantora, passa de carro entre fãs que aguardavam a apresentação e grita: “Ela não vem mais”. O bordão fez tanto sucesso que é repetido até hoje por internautas para descrever situações parecidas, inclusive a retirada do painel. 

A produtora Bonus Track, responsável pelo evento — que, embora apelidado pelos fãs de ‘Gagacabana’, se chama ‘Todo mundo no Rio’ —, informou, em nota divulgada à imprensa, que a substituição dos cartazes que remontavam especificamente a Gaga para artes gerais do programa diz respeito a uma questão de ênfase no projeto. 

“Em 2025, quando lançamos o Todo Mundo No Rio, que tem em sua programação realizar quatro grandes shows na cidade ao longo de quatro anos, entendemos a importância de reforçar a marca e o nome da plataforma”, esclarece a nota. “Por essa razão, utilizamos o mesmo espaço para instalar um novo painel.” 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Internautas, porém, especulam outros motivos. Um deles seria o fato de marcas patrocinadoras da apresentação, como o banco Santander, não terem direitos de uso da imagem e do nome de Lady Gaga. Dessa forma, não poderiam fazer uso em propagandas ou peças publicitárias que estivessem associadas aos respectivos nomes das empresas.  

No show de Madonna em Copacabana em 2024, por exemplo, o Itaú, que patrocinava o evento, contratou a artista como figura publicitária e, por isso, pôde usar a imagem dela, bem como a marca registrada.

A previsão é de que o show de Gaga — que, sim, vem! — este ano leve ao Rio cerca de R$ 130 milhões a mais do que a apresentação de Madonna no ano anterior, que gerou R$ 469,4 milhões para a cidade. 

postado em 24/04/2025 19:34