Logo Correio Braziliense
OSCAR

'Flow' emociona o mundo e vence melhor animação no Oscar 2025

Desenho criado e produzido na Letônia superou gigantes como 'Divertida Mente 2' e 'Robô Selvagem'

Flow conquistou o prêmio de Melhor filme de animação no Oscar 2025, superando gigantes como Divertida Mente 2 e Robô Selvagem. O longa criado e produzido na Letônia mostra um gato que precisa se adaptar a um mundo completamente diferente após seu lar ser devastado por uma enchente.

Na trama, o gato tenta sobreviver a um cenário pós-apocalíptico, encontrando refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies, onde os animais precisam lidar com suas diferenças.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Flow concorreu com Divertida mente 2, Memórias de um caracol, Wallace & gromit: Avengança e Robô selvagem. O longa também disputa na categoria de Melhor filme internacional, ao lado de Ainda estou aqui, A garota da agulha, Emilia Pérez e A semente do fruto sagrado

Leia também: "Não preparo discurso", diz Fernanda Torres no tapete vermelho do Oscar

Além do Oscar, o longa também foi premiado no Globo de Ouro de Melhor animação. No Brasil, foi lançado em 20 de fevereiro e atualmente está disponível nos cinemas. 

A cerimônia do Oscar 2025 ocorreu neste domingo (2/3), no Dolby Theatre, em Hollywood, Estados Unidos. A premiação foi transmitida ao vivo pelos canais da TV Globo e TNT, e pela plataforma de streaming Max.

Oscar 2025

Considerado como a premiação mais importante do cinema mundial, o Oscar chegou à 97ª edição neste ano. A cerimônia acontece no tradicional Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia (EUA).

Emilia Pérez liderou com 13 indicações, enquanto O Brutalista e Wicked ficaram em segundo lugar, com 10 indicações cada. O filme brasileiro Ainda Estou Aqui concorre em três categorias (melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz).

A cerimônia, apresentada pela primeira vez pelo comediante Conan O'Brien, vai homenagear os bombeiros que lutaram contra os graves incêndios florestais que devastaram Los Angeles em janeiro, causando a morte de pelo menos 29 pessoas.

Mais Lidas