Logo Correio Braziliense
Oscar

Exclusivo! Crítico da Variety aposta em 'Ainda estou aqui'

Peter Debruge, em entrevista ao Correio, aponta favoritismo de Demi Moore, mas crava que Fernanda Torres está no páreo. O jornalista acredita na vitória de "Ainda estou aqui" como melhor filme internacional

Crítico de cinema e um dos editores da famosa Variety, publicação especializada na cobertura de festivais internacionais e nas premiações organizadas nos Estados Unidos, como o Oscar, Peter Debruge falou em entrevista exclusiva ao Correio sobre as possibilidades de o cinema brasileiro fazer uma grande festa no próximo domingo, durante a entrega do Oscar de 2025. "Há muitas pessoas dentro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (votantes do Oscar) que estão à procura de celebrar o talento internacional na categoria das atrizes, e acho que a Fernanda Torres (a protagonista de Ainda estou aqui) vai se beneficiar da ideia de que Karla Sofía Gascón (do concorrente direto do Brasil Emilia Pérez) teve a corrida pelo Oscar abandonada", dimensiona. De certo modo, ele tem respaldo em outros veículos estrangeiros, como The Guardian e The New York Times.

Para a festa de domingo, nos palpites do norte-americano, o Brasil tem reais perspectivas de sair com o prêmio de melhor filme internacional. "A entidade levou a mudanças que incrementaram o número de indicados internacionais. Vem daí, a demonstração de melhor gosto da Academia, à medida que expandem o número de membros estrangeiros. Hoje, estão menos focados no tipo de cinema tradicional americano, de estúdio, e realmente parecem refletir como mais adeptos do que eu chamaria de cinema de autores", confirmou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular


E qual seria a aposta para melhor filme? "Sinto que seja um ano estranho, diante das escolhas. Provavelmente a comédia Anora vencerá. É o filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Mas não me lembro de um ano em que tivéssemos tão embaralhados. Qualquer coisa pode surgir. Ficaria surpreso se o melhor filme fosse Ainda estou aqui. Mas fiquei surpreso por ele estar indicado indicado nesta categoria. Isto mostra que há um claro e enorme suporte para o filme de Walter Salles", avalia o crítico noirte-americano.

 

Mais Lidas