Cinema

Bafta 2025: 'Emilia Peréz' desbanca 'Ainda estou aqui' e ganha Melhor Filme de Língua Não-Inglesa

O filme derrota Ainda estou aqui e se posiciona positivamente na corrida para o Oscar

Sua conexão com o México e sua transição de gênero refletem parte da história de sua personagem no musical
x
Sua conexão com o México e sua transição de gênero refletem parte da história de sua personagem no musical "Emilia Pérez", filme dirigido pelo francês Jacques Audiard. - (crédito: Divulgação)

Para a tristeza dos brasileiros, o filme Emília Pérez ganhou o prêmio de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa nos Prêmios BAFTA 2025, conhecido como Oscar britânico. A premiação é realizada neste domingo (16/2), em Londres, Reino Unido. 

O longa é um musical que acompanha a advogada Rita que recebe uma proposta para apagar a identidade de um chefe de cartel. Juan Del Monte decide desaparecer e se transformar em uma nova pessoa: Emília Pérez. Karla Sofía Gascón é a protagonista do filme que se passa no México.

Essa derrota frustra as expectativas dos brasileiros de Ainda estou aqui levar mais um prêmio antes do Oscar. O filme brasileiro era favorito, por conta das polêmicas que envolviam o concorrente francês e a protagonista Karla Sofía Gascón. A transmissão no Brasil foi feita pela TNT e pela Max.

Emilia Pérez foi indicado a 11 categorias na premiação sendo Melhor filme de língua não-inglesa uma das principais. O longa derrota Ainda estou aqui que estava na disputa e ambos se enfrentam no Oscar, no dia 2 de março,nas categorias de Melhor filme e Melhor filme estrangeiro.

Mariana Reginato*
Pedro Ibarra
postado em 16/02/2025 15:01 / atualizado em 16/02/2025 15:04