Cinema

Após derrota no Bafta, 'Ainda Estou Aqui' mantém esperança no Oscar

Prêmio celebra Conclave, reconhece O brutalista, mas Emilia Pérez ganha de Ainda estou aqui. Apesar, da decepção, o sonho do Oscar permanece vivo

Emilia Perez frustra a vitória brasileira mais uma vez -  (crédito: JUSTIN TALLIS / AFP)
x
Emilia Perez frustra a vitória brasileira mais uma vez - (crédito: JUSTIN TALLIS / AFP)

Na tarde deste domingo (16/2), Ainda estou aqui perdeu para Emilia Pérez a disputa de Melhor filme em língua não inglesa no Bafta, principal premiação britânica de cinema. Mesmo com a derrota, o sonho continua vivo. O longa segue com chances de vencer a disputa do Oscar, que será daqui a duas semanas, em 2 de março, domingo de carnaval.

No Brasil, a premiação foi transmitida com um atraso, então a maioria dos fãs ficou sabendo da derrota de Ainda estou aqui por um pequeno anúncio no próprio site do Bafta. O prêmio é gravado e transmitido por completo posteriormente, no entanto o próprio portal revela os vencedores antes. O fato pegou diversos espectadores de surpresa, já que essa foi a primeira vez que o evento teve transmissão no Brasil. 

Apesar de não ter ganhado, Ainda estou aqui já é um dos longas brasileiros mais premiados internacionalmente. A produção acumula 34 vitórias em 59 indicações, considerando todos os festivais pelos quais o filme passou desde a estreia. Só nas últimas semans, Ainda estou aqui ganhou o Gold Derby de Melhor filme estrangeiro e o Goya de Melhor filme ibero-americano. Essa notoriedade é crucial na corrida para o Oscar, uma vez que as votações estão abertas para os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas até o dia 18 de fevereiro.

 Canadian-US actress and model Pamela Anderson embraces Brazilian actor Fernanda Torres (L) on the red carpet upon arrival at the BAFTA British Academy Film Awards at the Royal Festival Hall, Southbank Centre, in London, on February 16, 2025. (Photo by Ben STANSALL / AFP)
Um dos momentos que viralizou nas redes sociais foi o encontro entre Fernanda Torres e Pamela Anderson no tapete vermelho (foto: AFP)

Esnobada da indicação no Bafta, Fernanda Torres é outra esperança do Brasil para a premiação da Academia. A vencedora do Globo de Ouro de Melhor atriz em filme de drama é uma das mais fortes na disputa pelo prêmio de Melhor atriz no Oscar.

A noite

A edição de 2025 foi apresentada pelo ator David Tennant, conhecido internacionalmente como o décimo doutor em Doctor Who. O apresentador já começou com a energia no alto, cantando a música I'm gonna be (500 miles). Essa foi a segunda vez que o veterano comandou a premiação.

Como de praxe, o Bafta seguiu uma linha própria para escolher os vencedores das categorias. Sempre de olho no melhor cinema britânico, a premiação celebrou Conclave, produção do Reino Unido que saiu com o principal troféu da noite: o de Melhor filme. Porém, na quantidade de máscaras douradas, empatou com O brutalista, ambos com quatro vitórias.

A principal surpresa foi na categoria de Melhor atriz. Mikey Madison, de Anora, saiu com o prêmio desbancando Demi Moore, de A substância. Mesmo sendo em uma premiação europeia, o fato esquenta a disputa para o Oscar e pode beneficiar Fernanda Torres, uma vez que Madison e Moore podem dividir os votantes e Torres tem a possibilidade de avançar na disputa.

As outras categorias de atuação foram similares aos demais eventos da temporada de premiações. Adrien Brody ganhou Melhor ator, por O brutalista, Zoe Saldaña venceu Melhor atriz coadjuvante, por Emilia Pérez, e Kieran Culkin levou Melhor ator coadjuvante, por A verdadeira dor.

O diretor alemão britânico Edward Berger (3L), o ator italiano Isabella Rossellini (4L) e o ator britânico Ralph Fiennes (4R) posam com o prêmio de Melhor Filme por "Conclave" durante a cerimônia do BAFTA
O diretor Edward Berger (3E), a atriz Isabella Rossellini (4E) e o ator Ralph Fiennes (4D) com o prêmio de Melhor Filme por Conclave (foto: JUSTIN TALLIS / AFP)

O que é o Bafta?

Um dos mais prestigiados prêmios cinematográficos da Europa, o British Academy Film Awards (Bafta) é um evento anual realizado pela Academia Britânica de Cinema e Televisão realizado desde 1947. O prêmio é conhecido internacionalmente como o Oscar do Reino Unido e sempre é marcado do meio para o final da temporada de premiações do início do ano.

 Premio Bafta
Premio Bafta é inspirado nas máscaras de teatro da Grécia antiga (foto: Fotos: BAFTA - JUSTIN TALLIS / AFP)

Como a premiação local que é, o Bafta costuma dar mais espaço para as produções britânicas e tem categorias específicas, como Melhor longa do Reino Unido e Melhor documentário do Reino Unido. Outras disputas interessantes são a de Melhor ator/atriz em ascensão e Melhor elenco, que não estão presentes em eventos, como o Oscar e o Globo de Ouro. O Bafta costuma laurear vencedores bastante diferentes dos outros grandes prêmios da temporada. Apesar da maioria dos escolhidos convergir com os favoritos da temporada, não é estranho que alguém pouco lembrado durante a temporada saia reconhecido do evento.

O prêmio distribuído é uma máscara dourada, em referência às máscaras teatrais da Grécia Antiga, projetada pelo escultor americano Mitzi Cunliffe em 1955. O troféu pesa 3,7kg.

*Estagiária sob a supervisão de Málcia Afonso

Mariana Reginato*
Pedro Ibarra
postado em 17/02/2025 06:00