
O icônico cantor e compositor Gilberto Gil está pronto para se despedir dos palcos com uma turnê especial que percorrerá diversas cidades do Brasil. A série de apresentações terá início no dia 15 de março de 2025, em Salvador, e será encerrada em novembro, no Recife.
Em conversa com a revista “Quem”, Gil refletiu sobre sua trajetória e a relevância da cultura nacional. Ele destacou que sua despedida acontece em um momento de grande efervescência artística, mencionando o favoritismo do filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, no Oscar 2025.
“Esses movimentos, como a presença do Brasil em premiações internacionais e minha turnê final, mostram a força da nossa cultura. O Brasil tem uma identidade artística potente, que se expande junto com nosso prestígio global e desenvolvimento em várias áreas”, afirmou Gil.
Aposentadoria dos palcos, mas não da música
Apesar da despedida dos shows ao vivo, o cantor fez questão de esclarecer que não pretende abandonar a música. “Contribuí por mais de cinco décadas para a cultura brasileira e seguirei fazendo isso enquanto viver”, garantiu.
Agenda da turnê de despedida
A turnê de Gilberto Gil passará por diversas capitais do país. Confira as datas confirmadas:
- 15 de março de 2025 – Salvador – Casa de Apostas Arena Fonte Nova
- 29 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 30 de março de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 05 de abril de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 06 de abril de 2025 – Rio de Janeiro – Farmasi Arena
- 11 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 12 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 25 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 26 de abril de 2025 – São Paulo – Allianz Parque
- 31 de maio de 2025 – Rio de Janeiro – Marina da Glória
- 01 de junho de 2025 – Rio de Janeiro – Marina da Glória
- 07 de junho de 2025 – Brasília – Arena BRB Mané Garrincha
- 14 de junho de 2025 – Belo Horizonte – Arena MRV
- 05 de julho de 2025 – Curitiba – Ligga Arena
- 09 de agosto de 2025 – Belém – Estádio Mangueirão
- 06 de setembro de 2025 – Porto Alegre – Beira Rio
- 15 de novembro de 2025 – Fortaleza – Centro de Formação Olímpica (CFO)
- 22 de novembro de 2025 – Recife – Classic Hall
Ver essa foto no Instagram
O que Gilberto Gil pensa sobre estado de saúde de Preta
Gilberto Gil comentou recentemente sobre a luta da filha, Preta Gil, contra o câncer, durante o lançamento do livro Meu lance é poesia. Ao conversar com o colunista Marcos Bulques, Gilberto expressou seu profundo amor e confiança no tratamento da filha, afirmando que o apoio familiar é essencial nesse momento desafiador.
“O amor é genético, compulsório, mas também é um sentimento que teríamos por qualquer ser humano nessa condição. No caso dela, sendo minha filha, é ainda mais intenso”, disse o cantor. Demonstrando otimismo, Gilberto afirmou que está confiante no tratamento.
“Dará tudo certo de qualquer maneira. Todos nós temos um tempo neste mundo, e o dela será o que a vida destinar, assim como o meu e o de todos nós.” Ele ressaltou o desejo natural de que Preta viva por muitos anos, mas com a aceitação de que a vida seguirá seu curso. Preta Gil recentemente compartilhou que seu câncer voltou em quatro partes do corpo, e que a luta recomeçou.
Apesar disso, ela tem se mostrado forte, destacando o apoio incondicional de sua família, especialmente de seu pai, que sempre a incentivou a manter a calma e aceitar o processo. “Se for sua hora, aceite, mas continue lutando se ainda houver forças”, foi o conselho que Gilberto deu à filha durante um momento difícil no hospital.