O perfil do Le Monde - um dos jornais mais tradicionais da França - no Instagram foi invadido por brasileiros após o periódico publicar uma crítica negativa sobre o filme Ainda Estou Aqui. No texto, assinado pelo crítico cinematográfico Jacques Mandelbaum, a atuação de Fernanda Torres foi classificada como "monocórdica" e o longa de Walter Salles recebeu apenas uma estrela, em uma escala que vai até quatro.
Os comentários do público nacional estão espalhados pelas postagens mais recentes do jornal francês e não fazem distinção de tema ou formato. Seja em posts sobre política, alimentação ou cultura, os brasileiros tomaram conta do perfil do Instagram. Ao todo, cerca de 20 postagens do jornal francês foram invadidas até a publicação deste texto. "Nós podemos ser pobres, terceiromundistas, mas somos milhões e amamos a internet! Mexeram com o país errado!", escreveu um internauta brasileiro. "Respeita o cinema brasileiro!", complementou outra pessoa.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Entre os comentários mais replicados, as piadas com uma suposta falta de banho dos franceses são as mais repetidas. "Respeitem o Brasil, seus sem banho", afirmou outro internauta. Há, no entanto, aqueles que comparam patrimônios culturais do Brasil com o da França. "A Torre Eiffel é bonita, mas o Farol da Barra iluminado pelo pôr do sol é uma obra-prima", afirmou uma das usuárias brasileiras. "Pão de queijo é melhor que croissant!", continuou outro internauta.
Saiba Mais
"E vocês só viram a Fernanda Torres no papel de Eunice?. Porque se fosse a Vani, dava na cara de vocês!", afirmou outro usuário, se referindo ao papel da atriz brasileira na série Os Normais. "Não adianta ficar postando pro feed rolar não. Ainda estamos aqui", continuou outra pessoa.
Sobrou até mesmo para Emilia Pérez, longa francês que, ao lado de Ainda Estou Aqui, pleiteia uma vaga para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. "Pelo menos nós somos brasileiros e fazemos filmes brasileiros", criticou um usuário. Apesar de ser rodado em espanhol e se passar no México, o longa dirigido Jacques Audiard é uma produção europeia.
Entre os milhares de comentários brasileiros, alguns franceses tentam entender o que está acontecendo sem muito sucesso. "Por que os brasileiros invadiram os comentários?", questionou uma francesa. Todas as respostas, no entanto, estão em português e pouco explicam. "Não responda em francês, deixe que eles traduzam e descubram", afirmou um brasileiro.
Recepção na França
Outros veículos franceses, porém, foram mais elogiosos a Ainda Estou Aqui. O jornal Liberátion disse que "Walter Salles narra com força e emoção o luto impossível que atingiu os Paiva". O Le Figaro classificou o filme como "uma cativante e poderosa narrativa histórica".
A revista especializada em cinema Première, por sua vez, o definiu como "uma obra dilacerante". Outra publicação tradicional, a Cahiers du Cinemà, o chamou de "um filme realizado com sutileza, que reafirma a necessidade da transmissão".
Os indicados ao Oscar serão revelados no próximo dia 23.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Filho de Andressa Urach anuncia vídeo com o namorado da mãe
-
Diversão e Arte Namorado de Andressa Urach posta conteúdo sexual com outro homem
-
Diversão e Arte Pedro Sampaio atualiza fãs após romper ligamento do joelho
-
Diversão e Arte Estrela de 'a Substância' revela que próteses do filme danificaram seu rosto
-
Diversão e Arte 16 livros para crianças e adolescentes largarem o celular nas férias
-
Diversão e Arte Miss Argentina perde título após falar mal do Miss Universo e de brasileira
-
Diversão e Arte 6 orações para superar os momentos de dificuldade
-
Diversão e Arte Band se pronuncia sobre post polêmico de Renata Fan
-
Diversão e Arte Luísa Sonza gravou videoclipe? Saiba tudo
-
Diversão e Arte Drake retira acusações de manipulação contra Spotify e Universal Music
-
Diversão e Arte Post de Renata Fan causa polêmica e gera reação: "Homofobia não é brincadeira"