TELEVISÃO

Sob risco de cancelamento, 'Os Simpsons' pode ter previsto o próprio fim

Com temporadas recorrentes desde 1989, série pode parar de ser exibida pela 'Fox' e ter episódios especiais apenas para assinantes

Exibida desde 1989, a série de animação norte-americana Os Simpsons, uma das produções mais conhecidas da televisão nas últimas décadas, pode não ter uma 37ª temporada. É o que diz apuração realizada pelo site Notícias da TV.

De acordo com o que foi noticiado, a emissora norte-americana Fox não encomendou à Disney a produção de episódios depois do 36º ano, que no momento está no ar nos Estados Unidos e deve terminar em maio. Como a animação exige tempo e planejamento criativo, os roteiristas deveriam ter começado a criação de novas tramas em novembro de 2024 para que episódios comecem a ser veiculados entre setembro e outubro deste ano.

No primeiro episódio da 36ª temporada — que, portanto, pode ser a última no formato conhecido até então —, a série, famosa por prever eventos futuros, brinca ao insinuar o próprio fim, escrito por ferramenta de inteligência artificial.

Estúdios de televisão e cinema da rede Fox, cujo canal não foi vendido e transmite Os Simpsons, foram comprados em 2019 pela Disney. Por isso, a emissora de Rupert Murdoch precisa adquirir episódios, a fim de que possam ser exibidos. Em janeiro de 2023, o canal encomendou, de uma vez, duas temporadas da série — a 35ª, exibida entre 2023 e 2024, e a atual 36ª. Nenhuma negociação foi feita desde então.

Uma vez que o preço desses episódios está cada vez mais caro, a receita publicitária da Fox — única fonte de lucro do canal, uma vez que a venda de DVDs e direitos de reprise vão agora para a nova proprietária da produção — não garante retorno suficiente para cobri-lo; além de que, segundo o Notícias da TV, deixou de ser interessante para a emissora de Murdoch pagar caro pelo produto sem ter o retorno que tinha antes.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Nos últimos anos, a quantia pedida por episódio foi reduzida após negociações. Apesar disso, na temporada atual foram lançados apenas 18 episódios, em vez de 22, como era comum; o restante é exclusivo a assinantes do Disney+.

De acordo com fontes do setor, é provável que Os Simpsons, que exibe temporadas de forma ininterrupta desde 1989, continue com episódios especiais para streaming sem periodicidade definida.

Mais Lidas