OSCAR 2025

"Ainda estou aqui" faz história com três indicações ao Oscar

Longa de Walter Salles é a primeira produção inteiramente brasileira a concorrer na principal categoria da premiação (melhor filme). Disputa ainda como melhor filme internacional e melhor atriz, com Fernanda Torres

Fernanda Torres concorre ao Oscar de melhor atriz -  (crédito:  Reprodução/Sony Pictures Classics)
x
Fernanda Torres concorre ao Oscar de melhor atriz - (crédito: Reprodução/Sony Pictures Classics)

O longa brasileiro Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado não apenas à categoria estrangeira na 97ª edição do Oscar, mas ao principal prêmio do evento que ocorre em 2 de março (domingo de carnaval): melhor filme. Esta é a primeira produção inteiramente brasileira a concorrer na maior categoria da premiação.

Entre os concorrentes na categoria de melhor filme estão: Ainda estou aqui, Emilia Pérez, Nickel Boys, Anora, O brutalista, Wicked, Conclave, Duna: parte 2, Um completo desconhecido e A substância.

Indicados na categoria de melhor filme do Oscar 2025
Histórico! Longa brasileiro "Ainda estou aqui" (I'm still here, em inglês) aparece na lista dos concorrentes ao Oscar de melhor filme (foto: Divulgação/Oscar)
 

O filme de Walter Salles também concorre em outras duas categorias: melhor filme internacional e melhor atriz, com Fernanda Torres.

 

A produção de Walter Salles está presente, portanto, em três categorias da premiação da Academia, o segundo maior número de indicações para um filme totalmente brasileiro — atrás apenas de Cidade de Deus, que concorreu, em 2004, a melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia. 

Em 1986, a coprodução de Estados Unidos e Brasil O beijo da mulher-aranha também foi indicada em quatro categorias, inclusive a de melhor filme, mas nenhum dos receptores dos prêmios, além do cineasta argentino-brasileiro Héctor Babenco, tinha relação com o Brasil. 

  • Os atores Selton Mello e Fernanda Torres (à esquerda) ao lado do diretor Walter Salles, do filme 'Ainda estou aqui', no tapete vermelho do Festival de Veneza
    Os atores Selton Mello e Fernanda Torres (à esquerda) ao lado do diretor Walter Salles, do filme 'Ainda estou aqui', no tapete vermelho do Festival de Veneza Foto: Foto: Alberto Pizzoli/AFP
  • Indicados na categoria de melhor filme do Oscar 2025
    Histórico! Longa brasileiro "Ainda estou aqui" (I'm still here, em inglês) aparece na lista dos concorrentes ao Oscar de melhor filme Foto: Divulgação/Oscar
Lara Perpétuo
postado em 23/01/2025 10:50 / atualizado em 23/01/2025 12:23