A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quarta-feira (8/1), que a divulgação dos indicados ao Oscar 2025 será adiada. Anteriormente previsto para o dia 17 de janeiro, a lista só será revelada no dia 19, um domingo.
De acordo com a Academia, a alteração ocorreu por conta dos incêndios no estado da Califórnia — que abriga Hollywood, a “capital do cinema”. O período de votação dos membros da Academia também foi prorrogado, e agora segue até 14 de janeiro.
- Leia também: Participação de Fernanda Torres no ‘Jimmy Kimmel Live’ pode ser cancelada
- Leia também: Fernanda Torres se torna a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro
No entanto, a data da premiação segue a mesma: 2 de março.
Neste ano, a atenção dos brasileiros com o Oscar está redobrada, uma vez que representantes do país estão cotados para a premiação. O filme Ainda estou aqui, de Walter Salles, deve ser indicado em Melhor filme internacional, enquanto a atriz Fernanda Torres, protagonista da obra, pode ser indicada a um dos prêmios principais, o de Melhor atriz.
Incêndios já deixaram cinco mortos
O fogo espalhado por ventos em Los Angeles causou incêndios de grandes proporções pelo estado da Califórnia. Pelo menos cinco pessoas morreram após o desastre e mais de 1.110 estruturas foram destruídas.
Segundo o jornal LA Times, os bombeiros lutaram contra as chamas durante a noite enquanto ventos de rajadas de até 160 km/h alimentavam os incêndios florestais. As cinco mortes foram em Altadena, Pasadena e arredores, onde o incêndio Eaton explodiu na terça-feira à noite, dando aos moradores pouco tempo para fugir.
Saiba Mais
Pedro Grigori
Subeditor do Correio BrazilienseTrabalhou por quatro anos com reportagens investigativas de política e meio ambiente na Agência Pública. Ganhador do Prêmio CNT de Jornalismo em 2018 e 2023, e com menções honrosas no Prêmio da OMS/ICFJ, Prêmio Caesari, Prêmio de Direitos Humanos e CNH In