Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a vencer um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz em filme de drama por interpretar Eunice Paiva no filme Ainda estou aqui. No entanto, essa não é a primeira vez que a atriz fez história. Em 1986, com apenas 20 anos de idade, Fernanda conquistou um prêmio inédito para o Brasil ao ganhar a Palma de Ouro de melhor atriz no Festival de Cannes, pela atuação em Eu sei que vou te amar, de Arnaldo Jabor.
Na época, a brasileira não foi à premiação porque estava gravando o remake da novela Selva de Pedra. Ela ficou sabendo da conquista por telefone. Fernanda dividiu a honraria com a alemã Bárbara Sukowa, que atuou como Rosa Luxemburgo no longa-metragem homônimo de Margarethe von Trotta.
No Globo de Ouro, anunciado no domingo (5/01), Fernanda Torres superou as atrizes Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Em discurso, a brasileira agradeceu a mãe, a também atriz Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Globo de Ouro em 1999.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
"Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não tem ideia, ela estava aqui há 25 anos atrás. Isso é uma prova que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou. Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Globo de Ouro", disse Fernanda Torres.