Um dos favoritos da noite do Globo de Ouro subiu ao palco. Hiroyuki Sanada saiu vencedor do prêmio de Melhor ator em série de drama pelo papel interpretado em Xógum. Essa foi a primeira vitória dele no evento que abre a temporada de premiações.
A primeira temporada da série é mais focada em Yoshi Toranaga, vivido por Sanada, líder de um dos mais poderosos clãs do país que tenta sobreviver quando os regentes tentam o matar. O marinheiro inglês John Blackthorne (Cormo Jarvis) representa o olhar estrangeiro para esses costumes , enquanto Toda Mariko (Anna Sawai) tem protagonismo ao traduzir a cultura japonesa em tela.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A série ainda tem a conquista de não depender do inglês o tempo todo, uma vez que é majoritariamente falada em japonês. Isso torna o ator o segundo da história a conseguir um troféu de Melhor ator de série de drama em uma produção que a língua inglesa não é a materna. Coincidentemente o outro vencedor também falava em uma língua oriental, o ator Lee Jung-jae de Round 6.
Essa é mais uma vitória para o amplo domínio de Xógum na temporada de premiações. Apenas no Emmy a série levou 18 prêmios para casa, incluindo Melhor ator em drama que já está na prateleira de Sanada.