Apesar da expectativa dos fãs brasileiros, Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, não venceu o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. A estatueta foi para o filme francês Emilia Perez, que tem como protagonista a atriz Karla Sofia Gascón, também indicada à premiação.
O longa se passa no México e acompanha a vida de Rita, que trabalha em um escritório de advocacia. O caminho dela se cruza com o de um chefe de cartel, que precisa da ajuda dela para se tornar a mulher que sempre sonhou ser.
O filme teve o maior número de indicações nesta edição do Globo de Ouro. No total, foram nove, entre Melhor Direção, Melhor Atriz de Filme de Comédia ou Musical e Melhor Roteiro.
A previsão é que Emilia Perez estreie no Brasil em 6 de fevereiro.
Cosmopolita
Emília Perez é uma miscelânia de nacionalidades. O longa oficialmente é uma produção francesa, nacionalidade do diretor. Porém é majoritariamente falado e cantado em espanhol. Gascón, a atriz principal, é espanhola e suas parceiras de cena são a porto-riquenha Zoe Saldaña e a norte-americana, neta de mexicanos, Selena Gómez. Toda a narrativa se desenvolve no México.
Ainda Estou Aqui
Lançado em 7 de novembro, Ainda Estou Aqui se tornou a segunda maior bilheteria do cinema brasileiro pós pandemia, superando a marca de dois milhões de espectadores.
A produção é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que relata a história de sua mãe, Eunice Paiva, uma das vítimas da violência da ditadura militar em 1971.