Música

Filhos de Dona Maria se despedem de 2024 com festa de rua na Aruc

Os domingos de samba com os Filhos de Dona Maria na Aruc encerram as atividades do ano com festança neste domingo (22/12)


O grupo Filhos de Dona Maria vai encerrar as apresentações do ano neste domingo na Aruc, com um vibrante e entusiasmado samba de raiz. O projeto Feitiço na Rua, já conhecido na capital, visa afastar a monotonia das tardes de domingo com bastante música e tradição. O evento terá início às 17h e, além da roda de samba, contará também com um set especial da DJ Beatmilla e uma atração surpresa. Os ingressos estão disponíveis no Sympla para aqueles que apreciam boa música e eventos ao ar livre.

Leia também:Racionais Mc's ganha exposição em Museu das Favelas, em São Paulo

Filhos de Dona Maria nasce em 2011 e seguem colaborando com o projeto já há três edições. A dupla, com o desejo de se apresentar mais frequentemente na cidade, comprometeu-se a promover os valores que mais valorizam dentro do samba, em especial a ancestralidade. Em entrevista ao Correio, Khalil (voz e cavaquinho) conta sobre o que os levou ao samba: "O grupo surgiu dentro do nosso terreiro, o Ilê Axé T'Oju Labá. Em uma festa de pombagira, a Dona Maria Padilha nos deu a missão de formar um grupo de samba que pudesse levar a bandeira do samba como música e ferramenta de libertação do povo negro das mazelas do racismo", afirma.

Leia também:Menos é Mais promove ação solidária e distribui mais de 200 jantinhas

O repertório vai de hinos tradicionais do gênero musical, como sambas de Dona Ivone Lara, Roque Ferreira, até composições autorais. O traço identitário do grupo marca o compromisso do grupo com a tradição afro-brasileira e a ocupação pública. “A gente leva pra rua a vertente de samba que a gente acredita, que pega fundo no nosso coração. Nada contra as vertentes mais "modernas" e menos comprometidas com o que o samba representa pra gente. Quando a gente canta macumba no nosso samba, além de estar pedindo licença e rogando aos nossos guias para que corra tudo bem, a gente também tá afirmando que o samba veio do terreiro”, ressalta Khalil. 

Serviço: 

Feitiço na Rua com Filhos de Dona Maria 

Domingo(22/11), a partir das 17h

Aruc- SRES Área Especial 8 - Cruzeiro Velho, Brasília - DF

Ingressos disponíveis no Sympla

Mais Lidas