VIRALIZOU

Arte e gastronomia: estudante viraliza com desenhos de receitas em aquarela

Guilherme Aires viralizou nas redes sociais ao compartilhar caderno de receitas ilustrado à mão

Guilherme Aires, de 24 anos, começou a ilustrar receitas em caderninhos de bolso para se lembrar de como fazê-las quando estivesse longe da cidade natal, Campo Grande (MS). Após passar no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele se mudou para Minas Gerais com o intuito de estudar Arquitetura e Urbanismo.

O curso de arquitetura instiga atividades práticas, como desenho de observação e perspectiva. Assim, Guilherme começou a levar caderninhos de desenho para todos os lugares, como uma forma de explorar essas habilidades. Hábito que vem sendo cultivado.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Apaixonado pelas mais diversas manifestações de arte desde a infância, ele experimentou aulas de música, desenho, escultura e pintura, onde se encantou pela aquarela como modo de ilustração. Já a aptidão pela cozinha surgiu de um incentivo da mãe, Simone.

Morando sozinho, o estudante resolveu misturar os hobbies — arte e gastronomia — e registrar receitas em caderninhos de bolso. "Comecei a cozinhar com mais frequência, botar em prática tudo que minha mãe tinha me ensinado", afirma Guilherme.

O pontapé para colocar a produção de conteúdo em prática aconteceu em uma das poucas visitas feitas por Guilherme à cidade natal. Cozinhando com a mãe, Aires precisou dar um jeito de anotar a receita de focaccia dela para fazer quando voltasse para Minas. Foi aí que começou o caderninho de receitas, que atualmente tem mais de 30 ilustrações.

Reprodução/Instagram/_guilhermeaires -
Reprodução/Instagram/_guilhermeaires -
Reprodução/Instagram/_guilhermeaires -
Daniel Liotti -

"Isso de ilustrar as receitas começou como uma forma de 'guardar' as minhas receitas para mim mesmo. Mas começou a fazer tanto sucesso na internet que quis ir além, procurar receitas mais complexas que eu nunca tinha tentado fazer sozinho e publicar os dois processos: o desenho e a parte da cozinha", complementa o artista.

Também foi neste período que as publicações nas redes sociais começaram, apresentando um formato que ainda não tinha visto no nicho gastronômicos na internet.

Ainda que tenha começado com uma receita da mãe, Aires não se limitou a isso. Gosta de variar experimentando pratos de cozinheiros famosos como Rita Lobo e Paola Carosella. Mas uma coisa não mudou para Guilherme, ele sempre manda os testes de receitas novas que faz para a mãe opinar.

Mais Lidas