O festival No Ar Coquetel Molotov já está pronto para abrir suas portas para o público, e para começar a festa mais cedo, nos dias 5 e 6 de dezembro, o festival realizará a 6ª edição do Coquetel Molotov Negócios, evento voltado para o mercado musical e artistas independentes. Com entrada gratuita, o Molotov Negócios será realizado nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, localizados no Recife Antigo (PE).
O evento, que ocorre às vésperas da 21ª edição do Coquetel Molotov, promove um espaço onde novos artistas podem encontrar oportunidades para impulsionar suas carreiras. Com oportunidades de pitching, palestras e debates com líderes da indústria, o Molotov Negócios se mostra como uma ótima oportunidade para aqueles que procuram entrar na indústria da música.
Esse ano, o Coquetel Molotov Negócios convidou para seus painéis músicos como AJULIACOSTA, Amaro Freitas, MC Marechal e Mago de Tarso. Também convidou personalidades do mundo da música como Pedro Kurtz, da Deezer, Eulícia Esteves, a diretora de música da FUNARTE, e Ana Paula Paulino, da Warner Music Brasil. O festival também convidou representantes dos principais festivais independentes do Brasil para palestrar, como o AFROPUNK, WME, Se Rasgum, RecBeat e Rock the Mountain.
A curadoria do evento contou com a ajuda de Lenne Ferreira, jornalista e produtora cultural da Aqualtune. Já reconhecida por empoderar a cultura preta e auxiliar na carreira de jovens artistas, Lenne montou uma programação focada no protagonismo negro e no fortalecimento da cultura local.
O Coquetel Molotov Negócios está sendo realizado com o incentivo da Funcultura, o patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, da SESC PE, da Fundarpe e da ADEPE, e o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, do Centro Cultural Apolo Hermilo, da SESC PE, do Paço do Frevo, da Aqualtune e do ONErpm, com a realização da Coda Produções.
Conheça a programação do Coquetel Molotov Negócios
Este ano, o Molotov Negócios receberá vários especialistas e profissionais da indústria musical que discutirão temas como a sustentabilidade em festivais, inovação cultural e políticas públicas. O evento iniciará com a oficina “O Mundo Digital e os seus Desafios”, por Mayara Bailo, da ONErpm, e que terá início às 11h do dia 5, no teatro Hermilo Borba Filho. A oficina é voltada para artistas e produtores que desejam explorar estratégias de lançamento e monetização no ambiente digital.
A partir das 14h, ocorrerá o debate “Raio X da Música Atual: Quem Define as Regras do Jogo?”, que reunirá Pedro Kurtz, Ana Paula Paulino e João Gabriel, do AFROPUNK, para discutir o papel das plataformas digitais na definição de tendências e na inclusão da diversidade musical.
Logo em seguida, às 15h30, Eulícia Esteves, Beatriz Araujo, da Natura, Ana Morena, do Centro de Cultura DoSol, e Marcone Ribeiro, da Secretaria da Juventude do Recife, participarão do painel “Cultura e Incentivo: Políticas Públicas e Privadas e Impacto Social no Nordeste”. Às 16h, o DJ Marechal realizará um masterclass no teatro Apolo, compartilhando um pouco da sua caminhada e discutindo como produzir de forma independente.
Para acabar o dia, às 18h haverá um momento de descontração, com microfone aberto para quem quiser se apresentar. O Coquetel Molotov chama o momento de “Rolezinho no Quintal”, e será um espaço de interação e networking no pátio interno que dá acesso aos teatros Apolo e Hémilio.
O dia 6 começa às 14h, com o painel “Festivais de Música e Sustentabilidade: Entre a Viabilidade Financeira e a Responsabilidade Climática”, que contará com a presença de Monique Dardenne, da WME, Manuele Colhe, da Rock the Mountain, Gutie, do RecBeat, Artur Santoro, do Batekoo, e Renée Chalu, do Se Rasgum, para a discussão do tema.
Então às 15:30, ocorrerá o diálogo “Pop Tropical – Ecos do Brega” no teatro Apolo. Em uma roda de conversa, Jaloo, Zaynara e Danny Miller debaterão a influência do Brega na música atual. às 16h30, acontece o debate “Pernambuco com o Pé no Mundo: Expandindo Horizontes Sem Perder as Raízes”, onde Mago de Tarso, Fykyá, Bella Kahun e Amaro Freitas discutem como artistas pernambucanos estão conquistando o cenário internacional .
Para o encerramento do evento, às 18h, Lenne Ferreira entrevista AJULIACOSTA no evento “Quantos Rap de Mina Você Sabe de Cor?”. A conversa pretende mostrar a dificuldade que mulheres têm em suceder no cenário de rap nacional.
Confira programação completa do Coquetel Molotov Negócios:
Quinta, 05 de dezembro de 2024
10h – 12h – Pitchings com novos artistas (Teatro Apolo)
11h – 12h30 – Oficina “O mundo digital e os seus desafios” com a ONErpm (Teatro Hermilo)
14h – 15h30 – Debate: Raio X da Música Atual: Quem Define as Regras do Jogo? (Teatro Hermilo)
16h00 – 17h30 – Masterclass Independente de Música com MC Marechal (Teatro Apolo)
16h30 – 18h00 – Painel: Cultura e Incentivo – Políticas Públicas e Impacto Social no Nordeste (Teatro Hermilo)
18h00 – Rolezinho no Quintal / Open Mic (Pátio interno Apolo/Hermilo)
20h – Showcases: Mirella Hazin com participação de Pedro Lião (Bule), Taj Ma House e Mano Dembelê; DJ Set Algazarra com Digo, Gabnaja e Olivier (Rua Barbosa Lima – Em frente ao Empresarial Alfredo Fernandes)
Sexta, 06 de dezembro de 2024
10h – 12h – Pitchings com novos artistas (Teatro Apolo)
12h – 13h30 – Hora do Frevo com Escola Pernambucana de Choro (Paço do Frevo)
14h – 15h30 – Conferência: Festivais de Música e Sustentabilidade: Entre a Viabilidade Financeira e a Responsabilidade Climática (Teatro Hermilo)
15h30 – 17h – Diálogos: Pop Tropical – Ecos do Brega (Teatro Apolo)
16h30 – 18h – Debate: Pernambuco com o Pé no Mundo: Expandindo Horizontes Sem Perder as Raízes (Teatro Hermilo)
18h – 19h30 – Talk: Quantos Rap de mina você sabe de cor? (Teatro Apolo)
19h30 – Rolezinho no Quintal / Open Mic (Pátio interno Apolo/Hermilo)
20h30 – Showcases: Bell Puã, Luana Flores e Juninho do Coco; DJ Set Algazarra com Quadras Dark, FVK e Gaby Lima (Rua Barbosa Lima – Em frente ao Empresarial Alfredo Fernandes – Continuação da Rua dos Amores)
Coquetel Molotov Negócios oferece oportunidade de pitching para artistas independentes
Um grande destaque da edição deste ano do Coquetel Molotov Negócios é a sua programação de Pitchings, no teatro Apolo. Nos dois dias do evento, das 10h às 12h, artistas inscritos poderão falar e apresentar seus trabalhos musicais diretamente para uma plateia formada por curadores e profissionais da indústria musical.
Dos mais de 150 artistas inscritos, o Coquetel Molotov selecionou 43 novos talentos para o momento. Os agentes culturais convidados, além de servirem como “compradores”, também oferecerão recompensas especiais para seus artistas favoritos. Entre as premiações oferecidas, estão uma residência artística no Centro Cultural DoSol, uma vaga para mulher artista nos pitchings do WME, uma vaga no festival Pré-AMP 2025 e uma sessão de gravação ao vivo na Rádio Universitária FM 99,9.
Para mais informações sobre o evento, assim como qualquer atualização, confira o Instagram oficial do No Ar Coquetel Molotov.