O ano de 2024 foi responsável por reunir lançamentos de grande impacto na indústria musical, com a repercussão e o sucesso sendo previsíveis. O Metacritic, que é a principal fonte que destaca quais são as principais críticas dadas pelos veículos da imprensa, trouxe os projetos musicais mais aclamados.
A plataforma reúne as considerações dos álbuns feitas por veículos de comunicação renomados do mundo inteiro, como The Guardian, Pitchfork, Billboard, AllMusic, Rolling Stone, Variety e outros, somando uma pontuação – de 0 a 100 – com uma média ponderada que resulta em uma única nota: o Metascore.
Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu quais foram os álbuns que foram mais aclamados em críticas de 2024. Confira abaixo:
5. Cowboy Carter – Beyoncé
Lançado em 29 de março, o oitavo álbum de estúdio da Queen B! foi o segundo disco mais aclamado por uma artista feminina do ano. O disco alcançou média de 91 de Metascore de 22 avaliações. Além disto, a norte-americana alcançou um marco com cerca de 11 indicações nas categorias do Grammy Awards, incluindo ‘Álbum do Ano’, a principal da premiação.
4. Patterns in Repeat – Laura Marling
O oitavo álbum da cantora britânica foi lançado em 25 de outubro, e foi escrito após o nascimento da filha da artista, nascida em 2023, tendo alcançado, também, a média de 91, baseado em 15 críticas.
3. Absolute Elsewhere – Blood Incantation
Lançado em 4 de outubro, o quarto álbum de estúdio da banda americana de death metal alcançou média de 92, somada as 7 críticas especializadas. O trabalho, inclusive, chegou a ser definido como "uma obra-prima do caralh*".
2. Songs of a Lost World – The Cure
O 14º disco, lançado em 1º de novembro, foi o primeiro da banda britânica no período de 16 anos, e reuniu cerca de 25 críticas especializadas, que somaram a pontuação de 93.
1. BRAT – Charli XCX
Lançado em 7 de junho, o disco, foi, sem sombra de dúvidas, um dos projetos mais aclamados do ano, dentro e fora do âmbito da música. Além de ter colocado a cantora britânica e intérprete no auge de sua carreira, também foi impactada pela forma de consumo do público ao conceito proposto pelo projeto, que ganhou uma versão remixada, que trouxe diversos grandes nomes da música. A obra obteve 95 de Metascore, baseado em 25 críticas.