Guilherme Aires, de 24 anos, começou a ilustrar receitas em caderninhos de bolso para se lembrar de como fazê-las quando estivesse longe da cidade natal, Campo Grande (MS). Após passar no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ele se mudou para Minas Gerais com o intuito de estudar Arquitetura e Urbanismo.
O curso de arquitetura instiga atividades práticas, como desenho de observação e perspectiva. Assim, Guilherme começou a levar caderninhos de desenho para todos os lugares, como uma forma de explorar essas habilidades. Hábito que vem sendo cultivado.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Apaixonado pelas mais diversas manifestações de arte desde a infância, ele experimentou aulas de música, desenho, escultura e pintura, onde se encantou pela aquarela como modo de ilustração. Já a aptidão pela cozinha surgiu de um incentivo da mãe, Simone.
Morando sozinho, o estudante resolveu misturar os hobbies — arte e gastronomia — e registrar receitas em caderninhos de bolso. "Comecei a cozinhar com mais frequência, botar em prática tudo que minha mãe tinha me ensinado", afirma Guilherme.
O pontapé para colocar a produção de conteúdo em prática aconteceu em uma das poucas visitas feitas por Guilherme à cidade natal. Cozinhando com a mãe, Aires precisou dar um jeito de anotar a receita de focaccia dela para fazer quando voltasse para Minas. Foi aí que começou o caderninho de receitas, que atualmente tem mais de 30 ilustrações.
"Isso de ilustrar as receitas começou como uma forma de 'guardar' as minhas receitas para mim mesmo. Mas começou a fazer tanto sucesso na internet que quis ir além, procurar receitas mais complexas que eu nunca tinha tentado fazer sozinho e publicar os dois processos: o desenho e a parte da cozinha", complementa o artista.
Também foi neste período que as publicações nas redes sociais começaram, apresentando um formato que ainda não tinha visto no nicho gastronômicos na internet.
- Leia também: Fundação Casa de Jorge Amado propõe passeio na vida e obra do escritor
- Leia também: YouTube revela os 10 vídeos de k-pop mais vistos em 2024
Ainda que tenha começado com uma receita da mãe, Aires não se limitou a isso. Gosta de variar experimentando pratos de cozinheiros famosos como Rita Lobo e Paola Carosella. Mas uma coisa não mudou para Guilherme, ele sempre manda os testes de receitas novas que faz para a mãe opinar.