Tieta, novela de Aguinaldo Silva, voltou à Globo, e os "podres" dos bastidores também. Uma das curiosidades, é que Betty Faria, que fez a personagem na TV, não gostou nada de Sonia Braga interpretar o papel nos cinemas, em 1996.
Numa entrevista ao colunista Bruno Astuto, para a revista Época, em outubro de 2016, a atriz deixou claro que Sonia deveria a ter consultado.
"Tivemos contato há muitos anos, mas não somos amigas. Pelo contrário: ela não pediu licença para ser Tieta no cinema, e isso foi péssimo. Eu fazia turnê na época e, a cada cidade que chegava, as pessoas comentavam que odiavam, ficaram indignadas", desabafou na época.
O nome de Sonia Braga foi escolhido na época para o filme, porque a atriz já tinha largado as novelas, e trilhando sua carreira internacional. Logo, era interessante um nome forte no mercado exterior.
A atriz também já tinha protagonizado outros personagens icônicos de Jorge Amado nos cinemas, vide Gabriela, Cravo e Canela, e Dona Flor e Seus Dois Maridos, esse último um grande sucesso de bilheteria.
Contudo, a imagem de Betty Faria como Tieta ficou imortalizada no país. Tanto que, recentemente, a Globo convidou a atriz para reviver a personagem e anunciar a reprise da novela.