SÃO PAULO

Ana Paula Minerato será investigada após falas racistas

Em nota, a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania informou que abriu um processo para apurar o conteúdo do áudio vazado nas redes sociais

Ana Paula Minerato será investigada após as falas racistas contra a cantora Ananda, da banda Melanina Carioca. Em nota, a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania informou que abriu um processo para apurar o conteúdo do áudio vazado nas redes sociais. 

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria de Justiça e Cidadania informa que, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), abriu expediente na Ouvidoria para apuração do caso e notificará as partes envolvidas, garantindo o direito de apresentação de defesa preliminar.

Simultaneamente, a CPPN está à disposição da suposta vítima, oferecendo acolhimento e orientação necessárias.

Entre janeiro e outubro de 2023, a Ouvidoria da Secretaria da Justiça e Cidadania registrou 329 denúncias de discriminação étnico-racial. No mesmo período de 2024, foram contabilizadas 279 denúncias. É importante destacar que se a pessoa foi vítima ou presenciou alguma violação de direitos, os canais de denúncia são: www.justica.sp.gov.br, ou pelo e-mail: ouvidoria@justica.sp.gov.br.

Entenda o caso

No áudio vazado, a apresentadora usa termos ofensivos para se referir a cantora Ananda, em uma suposta conversa com o namorado. "Você gosta de mina com cabelo duro? Cabelo duro, você gosta? Você gosta de mina do cabelo duro de neguinha? Você gosta de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né? Alguém ali, o pai ou a mãe, veio da África", disse Ana Paula.

Após a repercussão do caso, ela foi desligada da Band e da Gaviões da Fiel. A emissora, onde a apresentadora trabalhava desde 2015, se pronunciou e comunicou a saída de Ana Paula. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa."

Na Gaviões, ela ocupava o posto de musa da escola de samba. "A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista", disse em nota.

A banda Melanina Carioca também publicou uma nota repudiando as falas de Minerato. "Nós, do grupo Melanina Carioca, vimos a público manifestar nosso mais profundo repúdio a um ato de racismo sofrido por nossa integrante Ananda, que foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat, Ana Paula Minerato, que vazaram nas redes sociais".

Pronunciamento de Ana Paula Minerato

De acordo com o jornalista Lucas Pasin, Ana Paula disse estar se sentindo "péssima". Entretanto, a modelo limitou-se a responder mais questões a respeito do episódio. 

Mais Lidas