William Shakespeare foi um dos maiores dramaturgos e poetas da história da literatura mundial, tanto é que suas obras continuam a inspirar cineastas até hoje. Ao explorar temas universais como amor, vingança, ambição e tragédia, o escritor se destacou ao longo da história por sua habilidade em criar personagens complexos e narrativas atemporais. Isso resultou em inúmeras adaptações para o cinema, sendo “Romeu e Julieta” a mais famosa delas.
No entanto, se você ainda não explorou as diversas interpretações cinematográficas de suas obras, ou deseja relembrá-las, aqui estão 5 filmes imperdíveis. Confira!
1. A Megera Domada (2022)
Uma adaptação cinematográfica moderna da clássica comédia de William Shakespeare, ‘A Megera Domada’ segue a história de Kaska (Magdalena Lamparska), uma mulher que larga o namorado infiel e volta para a sua cidade natal para começar tudo de novo.
O retorno repentino, no entanto, atrapalha os planos do irmão de vender o negócio da família. Para facilitar o processo, os interessados na venda decidem contratar Patryk Nawrot (Miko?aj Roznerski) para seduzir Kaska e fazer com que ela mude de ideia. O plano parecia perfeito, até Patryk começar a se apaixonar pela moça e cogitar romper o acordo.
Onde assistir: Netflix.
Saiba Mais
2. A Tragédia de Macbeth (2021)
Dirigido por Joel Coen, ‘Macbeth’é uma das mais sombrias e impactantes adaptações cinematográficas da famosa tragédia de Shakespeare. A obra segue Macbeth (Denzel Washington), um nobre escocês e, inicialmente, leal ao rei. Após receber uma profecia de três bruxas, ele se vê seduzido pela ideia de assumir o trono da Escócia. Impulsionado pela ambição e pela influência de sua esposa, Lady Macbeth (Frances McDormand), ele comete assassinatos para conquistar o poder, mas logo se vê consumido pela culpa.
Onde assistir: Apple TV.
3. Ophelia (2018)
Dirigido por Claire McCarthy, ‘Ophelia’ é uma reinterpretação de ‘Hamlet’ sob os olhos de sua trágica personagem feminina. Na trama, Ophelia (Daisy Ridley) é uma dama de companhia da rainha Gertrude (Naomi Watts) no castelo de Elsinore. Lá, ela desperta a atenção do príncipe Hamlet (George MacKay), e os dois começam um romance proibido. À medida que a jovem se envolve com o príncipe, uma guerra surge no horizonte. Então, ela precisa lidar com um tumulto de emoções enquanto se vê dividida entre o homem que ama e a própria vida.
Onde assistir: Google Play Filmes e TV, Prime Video e Apple TV.
4. Ela é o Cara (2006)
Baseado na peça ‘Noite de Reis’ de William Shakespeare, ‘Ela é o Cara’ é mais uma adaptação das obras do dramaturgo inglês para o cinema. Dirigido por Andy Fickman, o filme segue Viola (Amanda Bynes), uma jovem que, após ser impedida de jogar futebol com os garotos de sua escola, decide aproveitar a viagem de seu irmão gêmeo, Sebastian (James Kirk), para se disfarçar e se passar por ele em sua nova escola, entrando no time masculino.
O plano parecia perfeito, até que Viola se apaixona por Duke (Channing Tatum), seu colega de quarto, que acredita que ela é um garoto. Então, ela precisa manter o disfarce enquanto luta para mostrar o seu talento em apenas duas semanas.
Onde assistir: Prime Video.
5. Hamlet (1996)
Dirigido e estrelado por Kenneth Branagh, esta é uma das versões mais completas da obra de Shakespeare. O filme segue o príncipe dinamarquês Hamlet (Kenneth Branagh), que, após a morte misteriosa de seu pai, o rei, descobre que sua mãe, Gertrude (Julie Christie), se casou com o tio Claudius (Derek Jacobi), agora monarca. Devastado pelo luto e pela suspeita de assassinato, Hamlet se vê dividido entre o desejo de vingança e dúvidas existenciais, mergulhando em uma jornada de conflito interno, traição e tragédia.
Onde assistir: Prime Video.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Veja o impacto dos doramas no mercado de consumo
-
Diversão e Arte Dívida de IPTU rende processo contra Cleo Pires no Rio de Janeiro
-
Diversão e Arte 5 filmes imperdíveis baseados nas obras de William Shakespeare
-
Diversão e Arte Os novos projetos de Anitta para carreira nacional
-
Diversão e Arte Saiba tudo sobre o álbum de Miley Cyrus inspirado no Pink Floyd
-
Diversão e Arte O que Mike Shinoda disse sobre novo álbum do Linkin Park
-
Diversão e Arte Tudo sobre o videoclipe de ‘Joyride’ da Kesha