O Instituto Cervantes de Brasília receberá, a partir desta quarta-feira (27/11) e até esta sexta-feira (29/11), escritores espanhóis, argentinos, venezuelanos e brasileiros para o Ciclo Literário de Romance Policial. Os encontros gratuitos ocorrerão sempre às 19h.
Leia mais: Residência artística de teatro comemora 17ª edição em Brasília
“O Ciclo convoca autores para analisar e discutir as características e evolução do gênero”, destaca, em nota, Raquel Romero, diretora do Instituto Cervantes em Brasília. Ela frisa que, apesar de ser muito popular, esse gênero às vezes é visto como uma pequena parte da literatura, o que o evento busca combater.
Leia mais: 'Betânia' é o único filme brasileiro no maior festival de cinema da Índia
O dia de inauguração será marcado pela mesa redonda sobre periferias geográficas, que contará com os autores Blanca Riestra, Marçal Aquino e Nicolas Ferraro. Com a mediação de Erivelto Carvalho, professor da Universidade de Brasília (UnB), será debatido como esse tema influencia as narrativas do romance policial ao expor dinâmicas sociais e culturais.
Leia mais: CineBeijoca exibe o filme ‘O que resta do tempo’, no Cine Brasília
Na quinta-feira (28/11), haverá a mesa redonda Periferias Sociais, em que Claudia Piñeiro, Lorenzo Silva e Emili Bayo discutirão, sob a mediação da diretora do instituto, sobre como as desigualdades sociais se refletem nas tramas e personagens das novelas.
Leia mais: Livro sobre Manoel de Barros será lançado nesta quarta (27/11)
Já no dia de encerramento, a mesa Periferia Literária reunirá Berna González, Victoria González Torralba e Marcos Tarre Briceño. Mediada pela professora da UnB, Mar Paramos, a discussão abordará a influência das periferias na literatura como um todo, e como essas narrativas podem servir de reflexões para a condição humana atual.
Saiba Mais