atuação

Sidney Santiago Kuanza vai do sertanejo à soul music em seus trabalhos de ator

O canto de Rensga Hits!, onde interpreta o cantor sertanejo pop Theo, ajudou o ator Sidney Santiago Kuanza a se preparar para o espetáculo Ray – Você não me conhece, uma homenagem a Ray Charles, em cartaz nos palcos de São Paulo

Sidney Santiago Kuanza, ator e cantor -  (crédito: Julio Aracack/Divulgação)
Sidney Santiago Kuanza, ator e cantor - (crédito: Julio Aracack/Divulgação)

Sidney Santiago Kuanza pode ser visto mais uma vez na nova temporada de Rensga Hits!, lançada em setembro pelo Globoplay. Se no início da trama o personagem Théo dividia os holofotes com a irmã, Thamires (Jeniffer Dias), em uma dupla de cantores de sucesso, a nova fase mostra a transformação de Théo, que vai ter que rebolar para se reaproximar dela e provar que mudou para melhor após a ruptura no fim da primeira temporada.

“A relação dos irmãos ficou estremecida, pois descobrimos que o Théo ganhava mais do que a irmã, em uma denúncia de machismo estrutural. Nessa nova fase, há uma transformação radical dele. Temas como amor e paternidade aparecem. O fim da dupla e as consequências o fazem amadurecer na marra”, explica.

Kuanza ressalta a importância de projetos encabeçados por mulheres. ”Rensga Hits! é um projeto único, pela temática e pelo time de artistas envolvidos. Além de um elenco super afinado, tem uma frente de roteiristas que significa uma mudança no audiovisual brasileiro. Sobretudo, a assinatura de diretoras mulheres e tendo como ponto de partida o protagonismo feminino. É um trabalho que me enche de alegrias; além de poder fazer um personagem muito distante do meu mundo, ele propõe encontros com um público que eu talvez nunca tivesse trabalhado. Isso é muito significativo”, ressalta.

Na produção, além de atuar, Sidney precisa cantar e, para isso, contou com um time de profissionais que o ajudaram ase preparar para cantar o sertanejo, segmento principal da produção. “Foi um tempo de muita dedicação e aprendizados. No canto sertanejo existe uma fisicalidade e uma preparação de atleta. Tudo isso regado com grandes parcerias de trabalho. A preparação foi realizada pela Giz Santos, uma cantora e preparadora que tem um trabalho incrível”, complementa o intérprete de Théo.

Ray Charles

O canto de Rensga Hits! ajudou Kuanza a se preparar para o seu novo trabalho. Desde 1º de novembro, ele pode ser visto no teatro no espetáculo Ray – Você não me conhece, uma homenagem a Ray Charles, com direção de Rodrigo Portela. “Além da homenagem, a montagem propõe ao público um mergulho na vida íntima do Ray Charles e traz personagens que foram fundamentais na trajetória desse herói”, explica Sidney, sobre a peça que faz temporada no Teatro B32, São Paulo, até 17 de novembro com César Mello, Letícia Soares, Luci Salutes, Lu Vieira, Abraão Costa, Roberta Soares e Flávio Bauraqui.

“Inicialmente, não era fã de Ray Charles, apenas um admirador da música e da trajetória emblemática desse homem. Depois dos estudos da peça me tornei fã da audácia, da coragem e do ativismo vital dele em torno da música”, finaliza ele, que, em 2024, foi indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro por sua atuação em A solidão do feio.

Cinema

Sidney Santiago Kuanza não é estranho ao juntar atuação e música. O ator também está no cinema com produções que celebram a vida de artistas do segmento. Em Meu sangue ferve por você, que pode ser visto na Netflix, Kuanza ajuda a contar a história de Sidney Magal, e em Saudosa Maloca, o ator interpreta um músico sonhador na São Paulo de Adoniran Barbosa, lenda do samba.

"Ao contar momentos da vida desses astros nacionais, os dois filmes partilham o mesmo amor em falar da música brasileira", orgulha-se Kuanza.

postado em 12/11/2024 18:08
x