A Fundação Jogos Invictus (Invictus Games Foundation, em inglês) anunciou o Brasil como novo membro da Comunidade de Nações Invictus (Invictus Community of Nations). O anúncio foi feito por meio das redes na quinta-feira (7/11).
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Além do Brasil, a Lituânia também foi anunciada como novo membro da comunidade. De acordo com o post, ambos os países estão oficialmente convidados para participar da próxima edição dos Jogos Invictus, o Invictus Games Vancouver Whistler 2025.
The Invictus Games Foundation proudly welcomes Brazil???????? and Lithuania???????? as the newest members of the ever-growing Invictus Community of Nations.
— Invictus Games Foundation ???????? (@WeAreInvictus) November 7, 2024
Both countries are officially invited to take part in the #InvictusGames Vancouver Whistler 2025 presented by ATCO and Boeing. ????????
Os Jogos Invictus consistem em uma competição esportiva internacional voltada para militares veteranos que sofreram lesões, amputações ou lidaram com outras enfermidades durante seu serviço. O evento global abrange uma variedade de esportes que são competidos por equipes nacionais de mais de 20 países, incluindo Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Ucrânia e Afeganistão.
O príncipe Harry, que serviu no Exército Britânico no Afeganistão, é um dos fundadores dos Jogos Invictus e da Fundação Jogos Invictus. A iniciativa teve início em 2014. À época, Harry atuava com a Royal Foundation. Desde 2017, Meghan Markle, esposa de Harry, tem participado de algumas edições dos jogos e já compareceu a eventos ao seu lado.
Em 2023, os jogos inspiraram uma minissérie produzida pela Netflix. Jogos Invictus: Veteranos no Topo explora a conexão entre o príncipe Harry e os participantes, que compartilham as consequências da guerra em sua saúde mental.