Chatices de Amor, que a Record acaba de lançar, é uma homenagem póstuma à escritora brasileira Fernanda Young. A obra reúne trechos inacabados de dois romances inéditos aguardados pelos fãs: O piano está aberto e O livro. O exemplar está à venda por R$88.
O piano está aberto, primeiro texto da compilação, narra a história de Anna e André, um casal de amantes que se encontram em uma viagem a Paris, depois de muitos anos. André encontra mensagens de Anna com outro homem e é surpreendido pela irônica traição nesse triângulo amoroso disfuncional. Anna, por meio da música, conta uma história sobre amor e depressão em que cada personagem é desiludido de perseguir seus desejos pela frustrante realidade em que vivem.
A segunda parte da publicação, O livro, é o recorte dos últimos escritos da autora, incentivados por sua analista para que continuasse a escrever. É assim que surge uma série de reflexões sobre família, liberdade, superação, entre outras situações presentes na vida de Fernanda. A escrita é similar à de um diário, traduz seu amor à vida, o norte de sua escrita e essencial para sua sobrevivência.
Com o característico humor ácido, a mistura de ficção e realidade, assuntos sérios e bobagens, Chatices de amor é a prova que Young não se foi. Além dos trechos, o livro conta com depoimentos da editora Eugenia Ribas-Vieira e da amiga Maria Ribeiro. Fernanda Young morreu em 2019 e publicou, em vida, 14 livros, além de ter produzido roteiros para 15 séries de TV. Ela também ganhou um Prêmio Jabuti e duas indicações ao Grammy e é cultuada por uma legião de fãs.
*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais