Artes visuais

Exposição coletiva com artistas de Brasília explora a temática do ninho

Exposição que reúne oito artistas de Brasília se debruça sobre a simbologia do ninho e do ovo com obras que vão de pinturas a instalações

As noções de ninho, ovo e criação orientaram a curadoria de Gabriel Matos e Madá Granja na exposição Ninhal, que reúne oito artistas de Brasília no Espaço Cultural Venâncio até 15 de novembro. A ideia dos curadores foi selecionar artistas cujos trabalhos refletissem, de maneira explícita ou metafórica, sobre uma simbologia que envolve desde a noção de lar até a ideia de hostilidade. 

Mada Granja -
Natasha de Albuquerque -
Isabel Se Oh -
Ruth Sousa -

Participam da exposição Capra Maia, Isabel Se Oh, Natasha de Albuquerque, Raquel Nava, Romulo Barros, Ruth Sousa, além dos dois curadores. “Vimos potencialidade acerca desse tema, que não é convencional dentro das artes. A gente  busca a materialidade do ovo enquanto suporte ou enquanto material artístico e símbolo. O ovo traz muitas simbologias, desde alimento, origem, fragilidade, nutrição até  indagações como quem vem primeiro, ditados populares, como pisar em ovos ou dormir com as galinhas”, explica Gabriel Matos. O foco da exposição, ele diz, é abordar o tema com o máximo de técnicas variadas possíveis. 

Leia mais: MAB celebra 40 anos com exposição que mescla acervo e coleção privada

Assim, entre as obras há instalação, têxtil, cianotipia, taxidermia, objetos e a utilização de várias técnicas para mostrar a potencialidade do tema. A partir do tema, o curador acredita que é possível refletir de maneira contemplativa sobre questões como fragilidade, origem, pertencimento, hostilidade e hospitalidade. “A gente busca a ambiguidade e o contraste de ser um símbolo tão forte que traz a vida, mas é frágil também”, avisa o curador. 

Leia mais: Autores brasilienses lançam romances gestados na capital

Serviço

Ninhal

Exposição com obras de Capra Maia, Isabel Se Oh, Natasha de Albuquerque, Raquel Nava, Romulo Barros, Ruth Sousa, Gabriel Matos e Madá Granja. Curadoria:  Gabriel Matos e Madá Granja. Visitação até 15 de novembro, de terça a sábado, das 11h30 às 19h30, no Espaço Cultural Venâncio

Mais Lidas