DIA DAS BRUXAS

Halloween: de festival pagão a fenômeno global

Descubra como uma antiga celebração agrícola se tornou a noite mais assustadora do ano

Celebração como a conhecemos hoje é resultado de séculos de transformações culturais e religiosas -  (crédito: ERIC BARADAT)
Celebração como a conhecemos hoje é resultado de séculos de transformações culturais e religiosas - (crédito: ERIC BARADAT)

O Halloween, também conhecido como o "Dia das Bruxas", tem suas raízes em antigas tradições pagãs e, curiosamente, em rituais cristãos. A celebração como a conhecemos hoje é resultado de séculos de transformações culturais e religiosas, começando com os celtas, povo que habitava a Europa Ocidental entre 750 a.C. e 50 a.C., e se misturando à cristandade ao longo do tempo.

Para os celtas, o Samhain, celebrado na noite de 31 de outubro, marcava o fim da colheita e o início do inverno. Acreditava-se que, durante essa noite, a barreira entre o mundo dos vivos e o dos mortos enfraquecia, permitindo que as almas dos mortos e espíritos vagassem pela Terra. "Para evitar que esses espíritos causassem danos, os celtas deixavam comida e bebida fora de suas casas como oferenda", explica a historiadora Joelza Domingues. E aqueles que precisavam sair de casa nessa noite assustadora costumavam vestir roupas do avesso e carregar alho ou sal, na tentativa de se proteger dos fantasmas.

Com a expansão do Império Romano, os costumes celtas começaram a entrar em contato com as tradições cristãs. No entanto, a relação entre o paganismo celta e o cristianismo foi marcada por tensão e resistência. A Igreja, que passou a dominar a Europa após a oficialização do cristianismo no Império Romano no século IV, buscou suprimir as práticas pagãs, associando-as à adoração do diabo. Rituais como o Samhain foram duramente condenados, considerados uma afronta à fé cristã.

All Hallows’ Eve

Apesar das perseguições, a Igreja medieval adotou uma tática interessante: ao invés de simplesmente destruir os costumes pagãos, passou a incorporá-los. Isso levou à cristianização do Samhain, que foi gradualmente transformado no Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A véspera desse dia, conhecida como "All Hallows' Eve", acabou evoluindo para o que hoje chamamos de Halloween.

O Halloween moderno, com suas fantasias macabras e o famoso "doces ou travessuras", preserva muitos dos elementos das antigas celebrações celtas. Na Idade Média, por exemplo, pessoas se vestiam com panos e cobriam o rosto de fuligem para passarem despercebidas pelos espíritos malignos. Esse costume, incluindo o de visitar casas em busca de comida, foi o precursor da tradição atual de pedir doces.

  • O cinema é grande fonte de inspiração para fantasias
    O cinema é grande fonte de inspiração para fantasias MOHD RASFAN
  • Nome vem de All Hallows Eve
    Nome vem de All Hallows Eve MOHD RASFAN

Abóboras e Jack-o’-lantern

A famosa lanterna de abóbora, ou Jack-o'-lantern, também tem raízes irlandesas. Originalmente, as lanternas eram feitas de nabos e de beterrabas esculpidos, usados para afastar os maus espíritos. Com a imigração irlandesa para os Estados Unidos no século XIX, esses vegetais foram substituídos por abóboras, uma planta nativa da América.

Halloween decorations are seen in a garden at sunset in Washington DC on October 20, 2018. Spending in the US this year is expected to reach  billion as more than 175 million Americans are expected to partake in Halloween festivities on October 31st.  / AFP / Eric BARADAT
Famosa lanterna de abóbora, ou Jack-o'-lantern, também tem raízes irlandesas (foto: ERIC BARADAT)

O Dia das Bruxas no Brasil

No Brasil, o Halloween é uma importação cultural mais recente, que ganhou força a partir da década de 1950, com a popularização do cinema norte-americano. Hoje, a data é celebrada em escolas, especialmente em cursos de idiomas, e se tornou uma oportunidade para o comércio lucrar com a venda de fantasias e de acessórios temáticos.

Embora o Halloween não tenha raízes profundas no Brasil, ele continua a conquistar espaço, especialmente entre as gerações mais jovens. Por influência do cinema, da televisão ou das redes sociais, a festa é um exemplo claro de como tradições antigas podem atravessar fronteiras e se adaptar a novos contextos, mantendo viva a essência de mistério e celebração que remonta aos tempos dos antigos celtas.

 15/09/2023 Crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press. Brasilia - DF. Cidades. Expectativa do comércio para o halloween. Na foto, Iolanda de Oliveira, 54, gerente da Casa e Festa.
Data se tornou uma oportunidade para o comércio lucrar com a venda de fantasias e de acessórios temáticos (foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 28/10/2024 12:02 / atualizado em 28/10/2024 12:10
x