Considerado o maior encontro de literatura do país, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) começa nesta quarta-feira (9/10) com homenagem ao escritor João do Rio, uma lista de 34 convidados e curadoria da filósofa e editora Ana Lima Cecilio.
Leia mais: Michael Jackson era virgem aos 35 anos, revela Lisa Marie, ex-esposa
A programação das tradicionais mesas de conversas tem início nesta quinta-feira (10/10) com um encontro entre o gaúcho José Falero e a fluminense Bruna Mitrano, que se reúnem para falar da presença da cidade na literatura brasileira contemporânea. Em seguida, Lisa Ginzburg e Ana Margarida de Carvalho debatem sobre a paz e, mais tarde, Carla Madeira, Silvana Tavano e Mariana Salomão Carrara refletem sobre a invenção da linguagem e a construção do romance.
Leia mais: Filmes mudos de Sherlock Holmes voltam às telas após restauração meticulosa
Ao longo da semana, Paraty recebe ainda nomes como o dos franceses Léonora Miano e Édouard Louis, a italiana Ilaria Gaspari, o sneegalês Mohamed Mbougar Sarr e o colombiano Juan Cárdenas. Entre os brasileiros, fazem parte da lista de convidados autores como Joca Reiners Terron, Elaina Alves Cruz, Felipe Neto, Patricia Campos Mello, Micheliny Verunschk, Jefferson Tenório e os indígenas Cacique Raoni e Txai Suruí.
Leia mais: HBO lança trailer da 1ª série de animação brasileira da plataforma
Além da programação principal, Paraty oferece uma agenda que inclui dezenas de eventos literários como uma espécie de Flip paralela, com debates, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e apresentações espalhadas por toda a cidade.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br