ROCK

Qual disco de Rita Lee será lançado pela primeira vez em vinil

Álbum se consagrou com uma estatueta do Grammy Latino

Qual disco de Rita Lee será lançado pela primeira vez em vinil -  (crédito: TMJBrazil)
Qual disco de Rita Lee será lançado pela primeira vez em vinil - (crédito: TMJBrazil)

O álbum “3001”, um dos marcos na carreira de Rita Lee, acaba de ser lançado em vinil pela primeira vez. A novidade foi anunciada nas redes sociais da artista nesta sexta-feira (04). Rita, que faleceu em maio de 2023 aos 75 anos, eternizou seu legado na música brasileira com este disco, que traz uma mistura inovadora de rock e elementos eletrônicos.

Produzido por Roberto de Carvalho, marido de Rita, o álbum contou com a participação de Beto Lee na guitarra em algumas faixas e foi amplamente reconhecido, recebendo o Grammy Latino de Melhor Disco de Rock em 2001. Lançado originalmente no início dos anos 2000, “3001” combina uma estética que dialoga com o passado, presente e futuro, trazendo à tona a vibração dos anos 70 e incorporando toques modernos.

Rita chegou a comentar, na época do lançamento, sobre a colaboração com Tom Zé na criação da música que dá nome ao disco. “Eu e Tom Zé combinamos de continuar a saga do Astronauta Libertado. Ele me mandou a letra de ‘3001’ por e-mail, e eu fiquei desbundada. Roberto e eu fizemos a música”, relembrou a cantora.

O vinil de “3001” vem em duas edições especiais, nas cores azul e vermelho, ambas com um efeito marmorizado. A capa é no formato gatefold, e o encarte reproduz o material original, mantendo a autenticidade do projeto.

Confira as faixas presentes no lançamento em vinil:

Disco 1, lado A:

  1. 3001
  2. 2001
  3. Você Vem

Disco 1, lado B:

  1. Erva Venenosa
  2. Mentira
  3. Rebeldade

Disco 2, lado A:

  1. Pagu
  2. O Amor Em Pedaços
  3. Cobra

Disco 2, lado B:

  1. Entre Sem Bater
  2. Aviso Aos Meliantes
  3. História Sem Fim

O que se sabe sobre música inédita de Rita Lee para Maria Bethânia

Pouco antes de sua morte, em maio de 2023, a icônica cantora e compositora Rita Lee deixou uma surpresa especial para Maria Bethânia: uma letra inédita, cuja melodia foi criada por Roberto de Carvalho, viúvo de Rita e seu parceiro musical de longa data. A informação foi revelada por Roberto durante uma entrevista ao podcast Corredor 5, onde ele compartilhou detalhes emocionantes sobre a última obra de Rita.

Segundo Roberto, a composição foi um pedido especial de Rita. “Fiz uma música para uma letra que a Rita tinha escrito antes… e eu também tinha a maior dificuldade de fazer a música dessa letra, difícil”, comentou. Ele também relembrou as palavras de sua esposa: “A Rita tinha falado: ‘Quando você conseguir fazer a música, se eu já tiver ido, dê para Bethânia’, e assim eu fiz.”

Roberto gravou a canção e a entregou para Maria Bethânia, que, segundo ele, ainda não a gravou. No entanto, o músico foi enfático sobre a beleza da composição: “É linda a música, pancada”, afirmou.

Questionado se sentia que algo ficou pendente após a morte de Rita, Roberto foi categórico: “Não acho que tenha ficado faltando nada.” Ele também mencionou que continua trabalhando em projetos musicais, explorando novos caminhos após o falecimento de Rita Lee: “É uma outra dimensão das coisas”, disse.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Laís Seguin
postado em 08/10/2024 08:18
x