ENTRETENIMENTO

Proibida de usar o próprio nome? Entenda a treta envolvendo Cariúcha

Comentarista do 'Fofocalizando' do SBT, estaria correndo o risco de perder o apelido que a consagrou em 'A Fazenda'

Proibida de usar o próprio nome? Entenda a treta envolvendo Cariúcha -  (crédito: TMJBrazil)
Proibida de usar o próprio nome? Entenda a treta envolvendo Cariúcha - (crédito: TMJBrazil)

O colunista Daniel Nascimento, do jornal O Dia, descobriu que a comentarista do “Fofocalizando” do SBT, Cariúcha, de 41 anos, está travando uma disputa pelo próprio nome. É isso mesmo, caros leitores, o apelido que ficou conhecido após sua dona participar do reality “A Fazenda 15”, poderá pertencer a outra pessoa.

A famosa se viu envolvida em um imbróglio pelo uso de seu nome artístico. Apesar de ser conhecida por esse apelido há anos, a personalidade do SBT pode acabar perdendo o direito de utilizá-lo legalmente. Isso porque ele está sendo disputado por uma empresária de Macaé, no Rio de Janeiro, que já o usa comercialmente.

A mulher em questão está tentando o registro desde outubro do ano passado, além da solicitação para usar o nome em alimentos, ela também pediu o registro na categoria de administração comercial do licenciamento de produtos e apresentação de produtos em meios de comunicação, área em que a contratada da emissora do saudoso dono do Baú mais se destaca.

Tendo as duas solicitado o registro, eles podem entrar em uma disputa para ver quem de fato utiliza a palavra a mais tempo. Apesar de já ser amplamente reconhecida como Cariúcha, o tempo de uso do apelido pode pesar contra a comentarista. Caso ela solicite a contestação do pedido de registro e a empresária macaense consiga provar que usa o nome há mais tempo que a ex-reality Record, Cariúcha poderá perder o direito ao apelido.

Alexandra Cariúcha, só pediu o registro de seu nome artístico há apenas dois meses, sendo assim, a disputa promete esquentar, já que o nome é fundamental para sua identidade e futuros empreendimentos, como uma possível linha de produtos de beleza.

 

Vale lembrar que, mesmo em seguimentos diferentes, é possível que quem detenha o registro de uma marca, consiga se opor a outro que queira usá-la, assim como teria acontecido com Jojo Todynho que mudou sue nome artístico para Jojo Maronttinni, devido à famosa marca de achocolatado Toddy.

 

Veja a seguir o posicionamento na íntegra do advogado Diego Figueiredo, representante de Alessandra Cariucha, que entrou em contato através do Instagram da coluna.

 

“Caro Daniel Nascimento a noticia é um claro exemplo de clickbait! Vamos lá, sou um dos advogados da Cariucha , e ela não corre o risco de perder seu apelido, ja realizamos todos os registros de marca no INPI. Ocorre que, uma outra empresa de alimentos tb solicitou o registro para utilizar o apelido da artista em seguimento totalmente diferente do explorado pela apresentadora, assim como existe a Coca-Cola (refrigerante) e a Coca-Cola (roupas), mesmo nome, seguimentos diferentes, não interferindo em nada no ramo empresarial das marcas. Ratifico aqui que a Artista jamais poderá perder seu apelido uma vez que, já estamos acrescendo também seu apelido em seus documentos! Qualquer duvida pode nos procurar que, iremos esclarecer suas duvidas! [sic]”.
 
 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Janaina Nunes
postado em 01/10/2024 22:48 / atualizado em 03/10/2024 10:55
x