ROCK

Qual a história de ‘Wake Me When September Ends’ do Green Day

Faixa é relembrada em todo mês de outubro

Qual a história de ‘Wake Me When September Ends’ do Green Day -  (crédito: TMJBrazil)
Qual a história de ‘Wake Me When September Ends’ do Green Day - (crédito: TMJBrazil)

Com o fim de setembro, as redes sociais são tomadas por referências a um clássico do Green Day: Wake Me Up When September Ends. Lançada em 2004 como parte do álbum American Idiot, a faixa, conhecida por seu tom melódico, traz a voz de Billie Joe Armstrong pedindo para ser “acordado quando setembro terminar”.

Embora a música seja usada de maneira descontraída online, há uma história comovente por trás de sua criação. Wake Me Up When September Ends reflete o processo de luto de Armstrong pela perda de seu pai, Andy Armstrong, que morreu em setembro de 1982, vítima de câncer, quando Billie tinha apenas 10 anos. A letra expressa seu desejo de escapar da realidade dolorosa do mês, como se quisesse adormecer e evitar o sofrimento.

Além de sua conexão pessoal com a vida do vocalista, a música também foi associada aos ataques de 11 de setembro, que deixaram quase três mil mortos nos Estados Unidos em 2001.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Green Day (@greenday)

Green Day anuncia ‘Saviors Tour’ na Austrália em 2025

Foi anunciado que o Green Day irá para a Austrália no ano que vem para uma turnê de estádios com várias datas. A turnê The Saviors Tour chegará a Melbourne em 1º de março, seguida por Sydney em 3 de março e terminará em 5 de março em Gold Coast.

De acordo com a Billboard, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool tocarão Dookie completo, que este ano completa seu 30º aniversário e American Idiot, comemorando 20 anos. O repertório incluirá faixas de Saviors, 14º e mais recente álbum, além de sucessos de toda a carreira.

Nunca estivemos tão animados para lançar novas músicas quanto com Saviors, um disco que foi feito para ser tocado ao vivo, juntos”, declararam Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool. “E mal podemos esperar para voltar para a Austrália, já faz muito tempo. Então vamos agitar.”

Vale lembrar que no início deste ano, Saviors chegou ao segundo lugar na parada ARIA, sendo o 12º álbum no top 10 dos roqueiros. Três desses álbuns lideraram a parada nacional: Dookie (em 1994), American Idiot (2004) e Father Of All Motherf—ers (2020).

Vale destacar que a última vez que eles tocariam na Austrália e na Nova Zelândia seria em 2020 para a Hella Mega Tour com quatro datas, também com Fall Out Boy e Weezer. Essa turnê, no entanto, foi cancelada devido à pandemia. A Saviors Tour será sua primeira visita desde 2017, quando divulgaram Revolution Radio.

Saviors Tour do Green Day foi noticiada na semana passada quando sua apresentação no Comerica Park em Detroit foi pausada quando um drone não autorizado foi supostamente visto pairando à vista do palco. A banda foi retirada do palco no meio da música, retornando 10 minutos depois.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Laís Seguin
postado em 01/10/2024 12:12
x