PRECONCEITO

Gamers atacam intérprete queer protagonista de Ghost of Yotei

Substituindo o samurai, Jin Sakai, o novo jogo trará a espadachim, Atsu, interpretado por Erika Ishii

Anunciado na noite desta terça-feira (23/9), no State of PlayGhost of Yotei novo jogo da Sucker Punch é uma sequência espiritual de Ghost of Tsushima, traz uma nova história do Japão feudal, deixando a lenda de Jin Sakai como legado da próxima aventura em outra ilha e 300 anos depois do primeiro jogo. Ghost of Yotei trará uma protagonista feminina conhecida como Atsu, interpretada pela atriz de gênero fluído, Erika Ishii, que se identifica tanto com o pronome dele, quanto como dela.

A atriz é conhecida por dublagens de outros personagens no mundo dos games, como Valkyrie, uma das personagens do Battle Royale, Apex Legends, ou por dar voz a nova versão de Sektor em Mortal Kombat 1 e agora, dublará a nova protagonista de Ghost of Yotei.

Apesar do curto período em que a personagem foi divulgada ao público, a reação da internet já emergiu com muitas críticas, principalmente no reddit, onde a comunidade se dividiu em reações mistas, muitas críticas em cima da pauta levantada pela intérprete de gênero fluído que vai participar do projeto. 

“O problema é que isso é um tema recorrente quando alguém faz uma personalidade social sobre ser queer e colocar essa experiência no meu jogo por motivo nenhum. Sem ódio às pessoas trans, mas muito ódio para tornar isso vocal no nosso jogo, eu não consigo relaxar e aproveitar a imersão, sem ser cutucado, regurgitando políticas modernas como tem acontecido com tanta frequência” Comentou uma dos usuários no post sobre a atriz.

Outro usuário pareceu incomodado com a “pauta” levantada por Erika Ishii “O problema não é ser quem você quer ser. Essa atriz tem todo o direito de ser quem ela quiser ser. O problema é quando as pessoas tentam forçar as suas visões para os outros”.

Outra parte da comunidade de Ghost of Tsushima até ironizou aqueles que sentem que o jogo perderá qualidade em função da troca de gênero do personagem principal.

“No fim do dia é apenas uma pessoa no time, provavelmente pessoas piores já trabalharam em muitos jogos também, tipo criminosos e tal, sem a gente nem saber. O jogo será julgado por sua qualidade, não identidade ou ideologia, ou por uma fração de pessoas que trabalharam nele” comentou um usuário mais moderado na postagem.

Reprodução/Reddit - Fãs mais moderados não vem nada demais com a troca de gênero do personagem principal.
Apesar dos comentários sobre a intérprete, a personagem Atsu não foi confirmada, nem como gênero fluido, neutro ou não-binário. Ghost of Yotei será o primeiro jogo da Sucker Punch Productions desenvolvido exclusivamente para o PlayStation 5, trazendo uma nova experiência como um samurai no Japão feudal. O jogo ainda não tem uma data de lançamento, mas a previsão é que chegue ao mercado em 2025.

 

Mais Lidas