POP

Miley Cyrus é processada por “Flowers”, acusada de copiar “When I Was Your Man” de Bruno Mars

A Tempo Music Investments, que possui uma parte dos direitos autorais da canção de Mars de 2013, alega que há "semelhanças impressionantes" entre as duas músicas

Miley Cyrus está sendo alvo de um processo judicial que questiona as supostas semelhanças entre seu sucesso de 2023, ‘Flowers’, e a faixa de Bruno Mars de 2013, ‘When I Was Your Man’. A Tempo Music Investments, que possui uma parte dos direitos autorais da canção de Bruno Mars de 2013, alega que há “semelhanças impressionantes” entre as duas músicas.

Segundo o processo, obtido e divulgado pela revista PEOPLE que foi registrado em um tribunal de Los Angeles nesta segunda-feira, 16 , a Tempo Music Investments — que possui uma fração dos direitos autorais da música de Bruno Mars após adquirir o catálogo musical do compositor Philip Lawrence — alega que muitos identificaram “semelhanças impressionantes” entre as duas faixas após o lançamento de ‘Flowers’.

Há também no processo a informação de que “É inegável, com base na combinação e no número de semelhanças entre as duas gravações, que ‘Flowers’ não existiria sem ‘When I Was Your Man‘”, afirmam os documentos, acrescentando que ‘Flowers’duplica vários elementos melódicos, harmônicos e líricos” da canção de Bruno Mars. “Consequentemente, o autor move esta ação por violação de direitos autorais devido à reprodução, distribuição e exploração não autorizadas de ‘When I Was Your Man’ pelos réus“, completa a queixa.

A Tempo Music Investments também inclui os compositores de ‘Flowers’, Gregory Hein e Michael Pollack — que coescreveram a música com Cyrus — entre os réus, junto com a Sony Music Publishing e a Apple. Bruno Mars não está listado como parte no processo.

Nos documentos, a plataforma de investimento afirma ter adquiridoos direitos autorais” da música de Bruno Mars — composta por Bruno MarsLawrence, Ari Levine e Andrew Wyatt — “por volta de 2020“.

O processo alega que “a linha vocal de abertura do refrão de ‘Flowers’ começa e termina nos mesmos acordes que a linha vocal de abertura do verso de ‘When I Was Your Man’“.

A Tempo Music Investments busca que Miley Cyrus, de 31 anos, e os réus citados no processo cessem a reprodução, distribuição ou execução pública de ‘Flowers’. A empresa também está requerendo uma indenização, embora o valor ainda não tenha sido definido.

Relembre o sucesso de Miley Cyrus com ‘Flowers’

Este processo surge após Miley Cyrus ter conquistado o prêmio de Gravação do Ano no Grammy de 2024 por ‘Flowers’, em 4 de fevereiro. Na premiação, ela também conquistou o troféu de Melhor Performance Solo Pop pela mesma faixa.

Em 13 de janeiro, Miley Cyrus comemorou o primeiro aniversário do lançamento do hino de empoderamento, compartilhando fotos em preto e branco dela e, de forma apropriada, uma flor no Instagram. “Há um ano, hoje, ‘Flowers’ começou a fazer as pessoas felizes e isso me faz feliz. Amo vocês. Obrigada”, escreveu ela, encerrando a mensagem com “XO MC.”

A canção passou oito semanas no topo das paradas da Billboard dos EUA e alcançou o primeiro lugar nas paradas do Spotify, estabelecendo um novo recorde. ‘Flowers’ — que aparentemente faz várias referências ao relacionamento de Miley Cyrus com o ex-marido Liam Hemsworth — tornou-se a música mais ouvida em uma única semana na história do aplicativo, superando o recorde anterior, ‘Butter do BTS.

Vale lembrar que ‘When I Was Your Man‘ de Bruno Mars também dominou a Billboard Hot 100 em abril de 2013, algumas semanas após seu lançamento inicial.

Ouça ‘Flowers’ e ‘When I Was Your Man’ e compare:

Fernanda Frühauf – Supervisionada por Marcelo de Assis

Mais Lidas