CINEMA

Brasil ganha prêmio no Festival de Veneza

Murilo Hauser e Heitor Lorega ganharam a premiação de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, com o filme Ainda estou aqui, do diretor Walter Salles. O espanhol Pedro Almodóvar levou o Leão de Ouro

O cinema brasileiro volta a fazer história no Festival de Veneza. Murilo Hauser e Heitor Lorega ganharam neste sábado (7/9), o prêmio de Melhor Roteiro por Ainda estou aqui, do diretor Walter Salles, que conta a história de um desaparecimento em 1971, durante a ditadura militar.

O roteiro do filme destaca o sequestro e desaparecimento do engenheiro e político Rubens Paiva. Foi justamente a partir do escrito pelo filho da vítima, Marcelo Rubens Paiva, que Murilo e Heitor partiram para contar a dramática história dos anos de chumbo.

Fernanda Torres, uma das protagonistas do filme, estava cotada para levar o prêmio de Melhor Atriz, mas perdeu para Nicole Kidman, com o filme Babygirl. Mas a australiana não compareceu à cerimônia de premiação, devido à morte repentina da mãe.

 

O ponto alto do festival foi o anúncio do grande vencedor do Leão de Ouro: Pedro Almodóvar, com La Habitación de al lado. Muito emocionado, o cineasta espanhol agradeceu às protagonistas por Tilda Swinton e Julianne Moore e defendeu o direito à eutanásia. "O ser humano deve ser livre para viver e para morrer quando a vida for insuportável", disse.

AFP - O diretor espanhol Pedro Almodóvar recebe o Leão de Ouro com o filme "La Habitación de al lado"

Vencedores do 81º Festival de Veneza

Melhor filme (Leão de Ouro): La habitación de al lado, de Pedro Almodóvar
Grande Prêmio do Júri: Vermiglio, de Maura Delpero
Melhor diretor (Leão de Prata): Brady Corbet, por The Brutalist
Prêmio especial do júri: April, de Dea Kulumbegashvili
Melhor roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, por Ainda Estou Aqui
Melhor atriz (prêmio Coppa Volpi): Nicole Kidman, por Babygirl
 

Mais Lidas