A Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá no Anhembi de 6 a 15 de setembro. Esta feira é uma verdadeira celebração da cultura, oferecendo aos visitantes a chance de descobrir novos mundos e expandir seus horizontes literários. Também é uma excelente oportunidade para incentivar o hábito da leitura nas crianças e promover o amor pelos livros desde cedo. Com uma programação rica em atividades e lançamentos, a Bienal promete atrair leitores de todas as idades e interesses.
A seguir, confira 4 livros infantis para conhecer na Bienal Internacional do Livro de São Paulo!
1. A carta de Verdelis
A obra de ficção científica é voltada para leitores a partir dos 9 anos e apresenta os Pequenos Marcianos, personagens encantadores que sofreram mutações para se adaptar a um ambiente em constante transformação. Eles nos mostram uma visão em que a tecnologia e a natureza coexistem em perfeita harmonia e a consciência humana vive em sintonia com todos os seres vivos.
Os Pequenos Marcianos nos convidam a sonhar com um futuro em que a mais avançada tecnologia brota da própria natureza, como uma flor futurista em um jardim cósmico. As ilustrações do livro, baseadas em esculturas de cerâmica criadas e transformadas por Vanessa em modelos autorais de inteligência artificial, dão vida a esse mundo no qual não existe diferença entre o que é high-tech e o que é orgânico – tudo faz parte da mesma teia da vida.
2. Mercedes bailarina
Com pé no chão, Mercedes voou pelo mundo, pioneira e revolucionária. Suas sapatilhas de pano desenharam passos que ecoam até hoje. Inspirada pela sua fé e determinação, Mercedes Baptista fez história ao integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 1948.
Com graça e força, ela trouxe elementos de suas raízes afro para o balé clássico, enchendo os palcos de beleza e significado. Esta é a história de uma menina que ousou acreditar nos seus sonhos e provou que o talento não tem barreiras. Conheça os passos desta artista que continua a inspirar todas as crianças a seguirem seus corações e dançarem em busca dos seus próprios sonhos.
3. Avenida dos Baobás
Esta obra celebra a Avenida dos Baobás, em Madagascar, onde fileiras de gigantes com raízes profundas e troncos imponentes se erguem como guardiões de mistérios ancestrais. Seus troncos enrugados e folhas em forma de estrela sussurram lendas antigas ao vento, enquanto a luz do sol confere um brilho encantado ao cenário. Neste espaço mágico, o tempo se estica a cada passo e nos conecta com grandes reflexões.
Com a poesia envolvente de Otávio Júnior e a exuberante arte de Isabela Santos, cada página revela lendas, crenças e memórias dos antigos povos africanos por meio de versos cativantes e ilustrações vibrantes, também nos instiga a pensar sobre o presente e como será o nosso futuro.
4. Capi: A capivara ansiosa
Capi, uma capivara gentil, se muda para as margens do rio Amazonas, mas se vê atormentada pela ansiedade causada pela nova vida. Enquanto explora seu novo lar, ela encontra diferentes animais e descobre que todos têm seus próprios medos e preocupações. Será que Capi conseguirá superar suas aflições? Descubra as aventuras emocionantes e inspiradoras de Capi nesta história envolvente sobre amizade e coragem na Amazônia.
Cada um desses livros oferece uma experiência única, com histórias que prometem cativar a imaginação e o coração dos leitores mirins. Não perca a chance de conhecer essas novas aventuras na Bienal de São Paulo.
Por Carla Baptista