Projeto cultural

Pesquisadores do DF catalogam obras coletadas por Álvaro Tukano

A pesquisa será transformada em uma exposição gratuita e em um acervo digital que estarão disponíveis para pesquisadores e para o público em geral

A mostra ficará aberta ao público por duas semanas na casa Bahsákewii -  (crédito: Divulgação                         )
A mostra ficará aberta ao público por duas semanas na casa Bahsákewii - (crédito: Divulgação )

Profissionais do DF trabalham no momento para catalogar o acervo coletado pelo pesquisador e ativista pelos direitos indígenas Álvaro Tukano. A partir da reunião das obras do líder político, a iniciativa organizará a exposição Vida e Luta de Álvaro Tukano.

A mostra, que ficará aberta para visitação gratuita durante 15 dias na casa Bahsákewii, contará também com uma palestra de Tukano e duas rodas de conversa, previstas para serem realizadas na casa Bahsákewii e na maloca da UnB. A coleção do ativista, que aborda a cultura e a luta pelos direitos dos povos indígenas na América Latina, faz parte do projeto Memórias Indígenas das Etnias da América Latina.

Com o foco em interessados em realizar intercâmbios culturais com os povos indígenas, a equipe da capital federal elaborará um espaço virtual com os itens inventariados para acesso público. A ideia é integrar as diferentes etnias indígenas das Américas e do mundo para facilitar a investigação por parte de pesquisadores e estudantes.


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 26/09/2024 16:26
x