Chega em Brasília, nesta quarta-feira (25/9), a Expo Diversos, em cartaz no Museu Nacional da República, com obras que contam histórias vivenciadas por artistas de diferentes realidades regionais e culturais do Brasil. O Expo Diversos já passou por São Paulo, Pindamonhangaba e Rio de Janeiro trazendo obras dos artistas Nenê surreal, Negana, Xadalu Tupã jekupe, Paulo Desana, Deba Tacana, Aua Mendes, Novissimo Edgard, Subtu, skoor, Andréa Higino, Lua Cavalcante, Rose Afefé, Rafa Bqueer e Jaime Prades. Cada artista exalta a sua etnia, crença e gênero.
Leia também: Senna: Netflix divulga imagens do elenco da série caracterizado, veja:
A curadora do Expo Diversos, Bianca Bernardo, conta que a mostra vem com o objetivo de promover uma discussão, aprendizagem e compartilhamento de experiências sobre diversidade. “O tema principal é a diversidade, sendo tratada a partir dos direitos humanos e da importância de legitimar os espaços de respeito, para a construção do entendimento da igualdade a partir das nossas diferenças”, conta Bianca.
Leia também: Assassin’s Creed Shadows é adiado para fevereiro de 2025
As obras apresentadas levam o público a refletir sobre a valorização da cultura indígena, a questionar o etarismo,a combater os preconceitos de etnia e gênero e a lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. “Nós primamos pela escolha de artistas que tenham na sua vivência a diversidade na prática, para que possamos contar essas histórias diversas e apresentar para o público um panorama sobre as diversidades através da arte”, destaca a também curadora da Expo Diversos, Vera Nunes.
Leia também: Joelma tem sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará
A exposição terá visitas gratuitas de terça-feira a domingo das 9h às 18h30, até o dia 27 de outubro.
Serviço
Expo Diversos
Visitação até 27 de outubro, de terça-feira a domingo das 9h às 18h30, no Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2). Entrada gratuita.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br