Nesta quinta-feira (25/9)erá realizado o lançamento do projeto Guia de Produção Audiovisual Dirigida por Pessoas Surdas, a partir das 19h30 no Espaço Cultural Renato Russo. O objetivo da iniciativa é discutir como a produção audiovisual é produzida, focando na acessibilidade e na inclusão de pessoas surdas. O evento ainda conta com uma programação de cinema acessível para surdos.
Leia também: Descubra qual flor representa o seu signo
Logo no início da noite será feita uma roda de discussão com a equipe responsável pelo desenvolvimento do guia, a pesquisadora Beatriz Cruz, o teórico Érico Monnnerat e a assistente de pesquisa Lourrayny Lima. Os diálogos terão tradução em libras e discutem o impacto da produção audiovisual acessível e a importância de incluir pessoas surdas nesse meio. Depois da roda de conversa, serão exibidos filmes dirigidos por pessoas surdas, destacando diferentes perspectivas da vivência de pessoas com esta deficiência.
Leia também: Elizabeth Olsen canta “Five Little Ducks” em filme da Netflix
A idealizadora do Guia, Beatriz Cruz, destaca que o objetivo central do projeto é superar a carência de representatividade e acessibilidade no setor audiovisual, oferecendo orientações práticas e teóricas. “A importância do guia reside em sua capacidade de promover uma transformação estrutural no audiovisual, ao oferecer ferramentas para que as pessoas surdas participem ativamente da criação e produção de conteúdos, e não apenas como espectadores passivos”, conta. O evento é gratuito e aberto a todos os tipos de público.
Leia também: Gusttavo Lima faz pedido à imprensa: “Ninguém aqui é bandido”
Programação de filmes
O Milagre dos Sinais (Direção: Amanda de Oliveira)
Dor Invisível (Direção: Lourraynny Lima)
Cabana na Floresta (Direção: Rafael Silva)
Paralisia do Sono (Direção: Rafael Silva)
Serviço
Lançamento do Guia de Produção Audiovisual Dirigida por Pessoas Surdas
Na quinta-feira (26/9), a partir das 19h30 no Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul Comércio Residencial Sul 508), na Sala Marco Antônio Guimarães.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br