Foi encontrada no acervo das bibliotecas de Leipzig, na Alemanha, uma obra inédita atribuída a Mozart. Com duração de 12 minutos, a peça musical é nomeada de Ganz kleine Nachtmusk (Pequena música noturna, em tradução livre) e consiste em sete andamentos para trio de cordas.
- Leia também: Rita Lee deixou música inédita para Maria Betânia
Pesquisadores sugerem que a obra tenha sido escrita por volta de 1760, quando Mozart iniciava a adolescência. O manuscrito encontrado se trata de uma cópia ou transcrição feita décadas depois — por volta de 1780 —, não sendo escrita pelo próprio compositor.
Os pesquisadores apontam que há chances desse manuscrito ter sido escrito pela irmã de Mozart, que teria guardado a obra em memória do irmão. Também afirmam que há várias composições de Mozart ainda perdidas.
Neste sábado (21/9) a obra foi interpretada e apresentada pela primeira vez. O evento aconteceu gratuitamente na Ópera de Leipzig, na Alemanha.
Quem foi Mozart
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu na Áustria, filho de um músico da corte, Leopold Mozart, e da filha do administrador do castelo de Saint Gilgen, Anna Maria Pertl.
Considerado um gênio da música e um dos principais compositores do classicismo, com apenas com quatro anos Mozart já sabia tocar violino e cravo e tinha aulas de música lecionadas pelo pai. Mozart foi responsável por obras que influenciaram artistas ao longo dos séculos. O compositor morreu em 5 de dezembro de 1792, aos 35 anos de idade.
* Estagiário sob supervisão de Roberto Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br