Artes Visuais

Estela Sokol inaugura exposição na Galeria Karla Osório neste sábado

Estela Sokol inaugura a exposição 'Primavera', na qual apresenta obras que dialogam com ideias neoconstrutivistas

Obra da série Polarlicht de Estela Sokol -  (crédito: Estela Sokol)
Obra da série Polarlicht de Estela Sokol - (crédito: Estela Sokol)

Por Arthur Monteiro*—

A exposição Primavera, de Estela Sokol, abre neste sábado (21/9) na galeria Karla Osório com obras que ocupam dois pavilhões e cinco salas da galeria. A mostra fica em cartaz até 16 de novembro. 

Leia tambémRafa Vitti e Rodrigo Santoro estreiam algumas novos projetos da Netflix

A artista paulistana tem como referência a arte construtivista brasileira da década de 1950. Movida pela interação da arte com o espaço urbano, Estela promove o diálogo artístico das técnicas neoconstrutivistas entrelaçadas com cores, a sutileza da sombra e da transição de um tom para o outro. "Tento levar para a escultura o raciocínio pictórico ativando o espaço a partir da cor e da luz, usando-as como matéria e não como superfície" diz a artista, em entrevista concedida ao Correio.

Leia também: Ex-diretor da Globo sobre ‘Mania de Você’: "Tem tudo para ser o maior fracasso"

A artista foi vencedora do concurso de arte contemporânea do Itamaraty e já teve exposições individuais Brasil afora. A exposição na galeria Karla Osório reúne 52 obras, quase todas inéditas. São trabalhos nos quais a escultora busca romper o sentido prático dos objetos e propõe um novo olhar. "Uso materiais da indústria, portanto de uma paleta industrial. A partir da manipulação, tento aproximar da história da arte, especificamente da tradição da pintura", diz Estela.

A curadora belga Julie Dumont reflete, no texto curatorial, sobre a última década de pesquisa de Sokol. “O trabalho da artista propõe uma nova perspectiva poética sobre a relação entre a humanidade e a natureza. Sua busca conceitual desdobra em suas obras o interesse pelo equilíbrio, operando um jogo de pesos e tensões entre matérias e formas", escreve. "No jogo de simetrias, Estela Sokol estabelece relação direta com o mundo, suas silhuetas e nuances sintetizadas ao extremo. Assim, encontramos nos seus trabalhos, as estruturas e a paleta do cotidiano: o laranja meio tóxico de um pôr do sol urbano, o rosado do amanhecer na beira do mar, os contornos suaves sob o luar”.  

Leia também: Cláudia Vieira faz show de jazz nesta sexta no CTJ Hall


Serviço 

Primavera

Exposição de Estela Sokol. Abertura neste sábado (21/9), das 17h às 20h, na Galeria Karla Osório (SMDB Conjunto 31 Lote 1B).

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 20/09/2024 17:13
x