A cantora portuguesa Carminho está de volta ao Brasil para uma série que prometem ser imperdíveis. Além de sua participação no Rock in Rio 2024, ela se apresentará em São Paulo, Fortaleza e Florianópolis. Carminho esteve no país pela última vez em 2023, quando realizou apresentações em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ilhabela.
A voz do fado no filme “Pobres Criaturas” (2023) subirá ao palco do Tokio Marine Hall no dia seguinte ao Rock in Rio (palco Global Village). Em seguida, ela se dirigirá a Fortaleza no dia 22 e a Florianópolis no dia 25.
Carminho fez sua primeira visita ao Brasil em 2003, aos 19 anos, vinda de navio. Ao longo de quase duas décadas de carreira, colaborou com artistas renomados como Chico Buarque, Caetano Veloso e Marisa Monte.
No setlist, estarão presentes ‘Chuva no Mar‘, de Marisa Monte e letra de Arnaldo Antunes, e ‘O Quarto’, que abre o show e faz parte da trilha sonora do premiado filme de Yorgos Lanthimos.
“Cantar no Brasil é como cantar em casa. Estou muito feliz por voltar ao país, onde tenho amigos queridos e lugares que já se tornaram especiais para mim. O álbum ‘Portuguesa’ é um retrato pessoal do fado, das minhas raízes e das minhas crenças. Vejo o fado como uma maneira de mostrar nossas tradições e, ao mesmo tempo, expressar uma visão contemporânea do mundo. Ele traduz um universo do qual nos sentimos parte”, afirmou Carminho.
Os ingressos para o show em São Paulo estão disponíveis a partir de R$ 210,00 e podem ser comprados no site da empresa Eventim.
A trajetória de Carminho no Brasil
Relembre a participação de Carminho em ‘Pobres Criaturas’
No filme, a cantora contracena com Emma Stone, cantando a música ‘O quarto‘. Na cena, Carminho e Stone se encontram, enquanto a cantora canta a canção e toca uma guitarra portuguesa. O filme “Pobres Criaturas” (2023), dirigido por Yorgos Lanthimos, ganhou diversos prêmios e reconhecimentos.
A música, presente no álbum mais recente de Carminho, Portuguesa, foi indicado ao Grammy Latino 2023 na categoria de Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. Este lançamento evidencia o desejo da artista de “explorar o fado tradicional, compor para fados clássicos e criar novas melodias para textos de formação clássica”.
Para a promoção da faixa no Brasil, Carminho se uniu a Paula Lavigne e sua produtora, Uns Produções e Filmes. Juntas, elas colaboram para promover e expandir o alcance da língua portuguesa internacionalmente.
Entre os principais prêmios conquistados pelo filme estão:
Fernanda Frühauf – Supervisionada por Marcelo de Assis
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br